Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Intensidade, atenção e cobrança: a primeira semana de Alberto Valentim

Novo treinador do Alvinegro pede para os atletas não se pouparem nos treinos e para as atividades para corrigir posicionamento e até maneira de correr 

Alberto Valentim movimenta-se muito nos treinos do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Escrito por

Dizem que a primeira impressão é a que fica. E se isso acontecer com o novo treinador do Botafogo, Alberto Valentim, ele estará com a vida ganha no Alvinegro. Isso porque, nesta primeira semana à frente do novo clube, o "Super-Homem de General Severiano" já ganhou elogios dos comandados.

É natural, claro. Afinal, ninguém vai falar mal do treinador gratuitamente. Mas a julgar pela postura de Valentim nos treinos, os elogios são sinceros. O comandante mostra-se muito atencioso nas atividades. Como fala alto e não fecha muitos treinos, a imprensa percebe isso de perto. Ele corrige posicionamento, puxa pelo braço, mostra como é que faz e até ensina a correr.

- Tem que correr de lado. Não pode dar as costas para a marcação - disse o treinador em uma atividade, para o lateral-esquerdo Yuri.

Além da atenção e da cobrança, Valentim mostrou nos últimos sete dias uma outra faceta. Para o bem ou para o mal: a intensidade. Em todos os dias que os jornalistas viram o treino, Alberto exigiu muito fisicamente dos atletas. Na última segunda-feira, por exemplo, mesmo debaixo de forte sol e com outro treino reservado para o período da tarde, Valentim pedia que os jogadores corressem:

- Não se poupem, galera. Corram - comentou o técnico, em atividade que foi uma "roda de bobinho", que serve para aprender a trocar passes e roubar bola.

Intensidade que também pode ser vista na preparação das atividades: ele anda rápido, faz questão de empurrar as traves de um lado para o outro e até marcar as linhas no campo. Apesar de ter aberto quase todos os treinos, o treinador exibe que não é novato e consegue esconder bem a escalação para a partida de amanhã, contra o Nova Iguaçu. Isso porque ele misturou jogadores com status de titulares e outros reservas nas atividades. A impressão que ele deixa se transformará em realidade? Essa pergunta começa a ser respondida em breve.

Carli e Lindoso valorizam trabalho do novo comandante

Em busca de reconquistar espaço no time titular e da faixa de capitão,o zagueiro Carli, recuperado de lesão, se dedica intensamente nas atividades e destaca que Valentim é atencioso com os comandados, além de ver este início de trabalho como proveitoso.

- Ele já passou um pouco da ideia dele. Vamos precisar de tempo para compreender perfeitamente, mas vamos pegar rápido. Ele está muito empenhado nesses primeiros dias. Ele é muito atencioso com o grupo. Estamos trabalhando muito para podermos fazer o Botafogo voltar aos grandes resultados este ano. O começo de trabalho tem sido proveitoso e queremos um grande resultado neste jogo contra o Nova Iguaçu - comentou o argentino.

Outro em busca de espaço é o volante Rodrigo Lindoso, que fez só três (todos saindo do banco) dos sete jogos do Botafogo no ano. E ele destaca:

- O Alberto está em cima da gente, corrigindo e tentando encaixar a filosofia de trabalho. Sem atropelar, ele vai passando a filosofia. Entrando na semana do jogo vamos assimilar bem para voltar a vencer - comentou o meio-campista.

Alberto Valentim ficará no Botafogo até dezembro de 2019 e substitui Felipe Conceição, que foi demitido após duas derrotas, duas eliminações e três empates em sete jogos. O ex-treinador ainda seguirá no clube, mas em outro cargo, este ainda não definido.