Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Inspirado no futebol, Botafogo estreia no NBB e comemora ‘reconstrução’

Após jogar a divisão de acesso, Alvinegro triplica orçamento e contrata reforços pontuais para disputar o torneio nacional. Estreia é nesta quinta-feira, em casa, contra o Pinheiros<br>

Satiro Sodré/SSPress/Botafogo
Escrito por

Encarar a divisão de acesso do principal campeonato do país, retornar à elite e depois fazer bonito no maior torneio continental. O caminho que o Botafogo percorreu no futebol é inspiração para o basquete do Alvinegro, que estreia nesta quinta-feira no NBB contra o Pinheiros, às 20h, no Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano, no Rio de Janeiro.

Após ficar quase 20 anos sem um time no torneio nacional, o clube, que venceu o Brasileiro em 1967 (na época chamado de Taça Brasil), decidiu recuperar a tradição nas quadras. Em julho, o Bota conquistou o título da Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB, e se juntou a Flamengo e Vasco. Mesmo sem o mesmo nível de investimento dos rivais cariocas, a diretoria sonha alto. A Liga das Américas está no radar.

– Não nos apontam como favoritos, mas estamos trabalhando e nos reforçamos. O feito do futebol nos inspira, mas muito do que eles fizeram foi em virtude da camisa do clube – disse Gláucio Cruz, diretor de esportes olímpicos do Botafogo, ao LANCE!.

O projeto de retomada do basquete começou em 2015. Na época, o orçamento à disposição era de cerca de R$ 60 mil para disputar a Liga Ouro.

Parte do grupo ainda dividia a rotina entre treinar basquete e fazer outros trabalhos fora das quadras. Agora, com cerca de R$ 1,8 milhão à disposição, o clube conta com um elenco 100% dedicado à busca pela classificação aos playoffs do torneio.

– No início, foi ruim financeiramente. Eu pagava para jogar, mas queria fazer parte. Queria viver o momento que o Botafogo atravessa hoje – contou o ala Arnaldinho, que chegou até a comprar um carro para trabalhar como motorista de Uber, mas não levou o plano para frente.

Americanos são as armas do time
O Botafogo contará com dois americanos para tentar surpreender os rivais em seu retorno à elite do basquete brasileiro. A equipe comandada por Márcio de Andrade tem como destaques o armador Jamaal e o ala Cameron Tatum.

– Gosto muito daqui. É um clube com história e torcida muito apaixonada – disse Jamaal, de 32 anos, MVP da final da Liga Ouro, que garantiu a classificação.

Cameron, de 29 anos, chegou para a disputa do torneio nacional. Em outubro, na Copa Avianca, ele não esteve presente, e o time perdeu o seis jogos que fez. Outros reforços são os pivôs Átila e Coimbra e o ala Gabriel. Na partida de estreia, Arnaldinho e Coimbra, em recuperação de lesões, não jogam.