Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Hora das contas: saiba do que o Bota precisa para escapar da degola

Matemático afirma que clube tem chance pequena de queda e dá esperança a torcedores

Delmiro Junior/Photo Premium
Escrito por

Com seis rodadas para terminar, o Campeonato Brasileiro está numa fase decisiva. O Palmeiras tem boa vantagem na liderança, mas a luta contra o rebaixamento está muito mais acirrada. O Botafogo ainda luta contra a degola, mas, pelo menos, respirou aliviado após vencer o Corinthians. De acordo com os cálculos do professor e matemático Gilcione Costa, da Universidade Federal de Minas Gerais, o Glorioso tem uma chance pequena de queda: 16,5%.

Gilcione entende que o Botafogo precisa de duas vitórias para ficar numa situação confortável, praticamente assegurado na Primeira Divisão em 2019.

- A chance de queda para quem atinge 44 pontos é de apenas 9%. O Botafogo precisa de duas vitórias para conseguir essa pontuação. É improvável que Vitória, América-MG e Chapecoense também cheguem a 44 pontos. Eles precisariam de um rendimento muito superior ao apresentado até agora. Não é garantido escapar da queda com 44 pontos, mas é uma pontuação que deve ser suficiente para permanecer na Série A - analisa o professor.

Em meio a muito ceticismo de torcedores com a matemática no futebol, Gilcione lembra que os cálculos não oferecem certeza para os times.

- A probabilidade não é certeza, é um diagnóstico da situação. Mas cabe ao time somar pontos e não ser rebaixado - diz.

Cauteloso, Gatito diz que prefere pensar em três vitórias

Herói na vitória do Botafogo sobre o Corinthians, o goleiro Gatito considera que o Botafogo deve buscar três vitórias para ficar tranquilo. O defensor lembra da grandeza do clube e diz que buscar uma vaga em um torneio internacional ainda é um objetivo.

- Eu considero que com três vitórias mais ficamos tranquilos, nos mantendo na Série A, e daí para frente dá buscar algo a mais, um campeonato internacional. O Botafogo precisa buscar isso, sempre queremos algo a mais. Com três vitórias ficamos mais tranquilos - disse o goleiro alvinegro em entrevista ao programa "Seleção SporTV".

Questionado sobre a possibilidade de escapar da degola com apenas seis pontos, o goleiro adotou um tom cauteloso.

- Pode ser (ser suficiente), mas ficaria muito arriscado. Eu prefiro calcular três vitórias - ponderou.

O QUE FALTA PARA O BOTAFOGO

Com três jogos em casa nesta reta final do Brasileiro (contra Flamengo, Internacional e Paraná), o Glorioso precisa, em princípio, de seis pontos para ficar em uma situação confortável. 

Caso chegue apenas aos 43 pontos, o Botafogo corre risco de 33% de rebaixamento. Os 42 pontos, porém, representam um perigo muito maior.

- Se o time fizer somente 42 pontos, o risco é muito grande (mais de 66%). Os times que já têm 46 pontos (Atlético-MG e Santos) não correm mais risco de queda, 46 pontos seria o número mágico. Mas conquistar 44 pontos oferece segurança para se manter na Primeira Divisão - explica Gilcione.