Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gatito é o único titular do Botafogo em campo na última vitória sobre Fla

Alvinegro passa por reformulação radical desde novembro de 2018, quando venceu o Rubro-Negro por 2 a 1. De lá para cá, perdeu as três edições deste clássico que disputou

Gatito Fernández, em treino do Glorioso no Estádio Nilton Santos, na última quinta-feira (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Escrito por

Dos jogadores do Botafogo que estiveram em campo na última vez que o time venceu o Flamengo, apenas Gatito Fernández é titular às vésperas de o time encarar o arquirrival, no próximo sábado, às 18h, no Maracanã, pela segunda rodada da Taça Rio. Com tamanha reformulação, o Glorioso espera voltar a festejar. Afinal, viu o Rubro-Negro se tornar uma potência e saiu derrotado das três edições que se seguiram deste clássico.

Confira a classificação do Campeonato Carioca

Quando venceu o Flamengo por 2 a 1 no dia 10 de novembro de 2018, no Estádio Nilton Santos, pela 33ª do Campeonato Brasileiro, o Botafogo teve a seguinte ficha técnica: Gatito; Marcinho, Carli, Igor Rabello e Gilson (Moisés, 18'/2°T); Lindoso, Matheus Fernandes e Leo Valencia (Renatinho, 45'/2°T); Erik, Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão, 25'/2°T) e Brenner. Técnico: Zé Ricardo. 

Os gols da partida foram marcados pelo meia chileno Leo Valencia, que atualmente está no Colo-Colo, de seu país, e pelo atacante Erik, hoje no Yokohama F. Marinos, do Japão. O atacante Vitinho descontou.

Ao reencontrar o Rubro-Negro no dia 26 de janeiro de 2019, também no Niltão, pelo Campeonato Carioca, Glorioso chegou até a abrir o placar, com gol do volante João Paulo, que atualmente está no Seattle Sounders, dos Estados Unidos, mas levou a virada em que o então estreante Bruno Henrique fez os dois gols do Flamengo, que venceu por 2 a 1.

Naquela ocasião, a ficha técnica do Alvinegro foi a seguinte: Gatito Fernadez, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan (Lucas Barros 15'/2ºT); Jean (Rodrigo Pimpão 30'/2ºT), Alex Santana e João Paulo (Alan Santos 38'/1ºT); Luiz Fernando, Erik e Aguirre. Técnico: Zé Ricardo. 

Os outros dois confrontos também ocorreram no ano passado, pelo Campeonato Brasileiro. Na 12ª rodada, no Maracanã, em 28 de julho, o Botafogo também saiu na frente, com gol do volante Cícero, mas saiu derrotado por 3 a 2. Pelo Alvinegro, o atacante Diego Souza, hoje no Grêmio, fez o outro gol. Gerson, Gabigol e Bruno Henrique fizeram os gols do Fla. 

Para tal partida, a ficha técnica do Glorioso foi esta: Gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Jonathan (Lucas Barros; 34'/2ºT); Cícero, Alex Santana e João Paulo (Victor Rangle; 39'/2ºT); Diego Souza, Luiz Fernando e Rodrigo Pimpão (Lucas Campos; 31'/2ºT). Técnico: Eduardo Barroca.

Já na 31ª rodada, no Nilton Santos, em 7 de novembro, o Botafogo levou um gol de Lincoln aos 44 minutos do segundo tempo e saiu derrotado por 1 a 0. Sua ficha técnica foi: Gatito Fernández; Fernando, Carli, Gabriel, Yuri; Cícero, João Paulo, Alex Santana (Jean, 27'/2ºT) e Leo Valencia (Lucas Barros, 41'/2ºT); Luiz Fernando e Igor Cássio (Victor Rangel, 47'/2ºT). Técnico: Alberto Valentim 

Também titulares na última vitória do Botafogo sobre o Flamengo, o zagueiro argentino Joel Carli e o meia-atacante Luiz Fernando estão no banco de reservas atualmente e, por enquanto, são opções para o técnico Paulo Autuori utilizar durante o clássico. O zagueiro Marcelo Benevenuto, que ficou no banco de reservas o jogo inteiro, no dia 28 de novembro de 2018, agora é titular.

Outros dois que estiveram no banco de reservas naquela ocasião, que também não foram utilizados, e que ainda estão no Botafogo, são o volante Bochecha e o meia Leandrinho. Eles, porém, estão fora dos planos de Autuori. Já o lateral-direito Marcinho, titular em novembro de 2018, se recupera de cirurgia no joelho direito e só voltará a jogar pelo Glorioso no segundo semestre.

O provável time do Botafogo para o clássico a ser disputado no próximo sábado é o seguinte: Gatito Fernández; Barrandeguy, Marcelo Benevenuto, Ruan Renato e Danilo Barcelos; Cícero, Alex Santana e Bruno Nazário; Gabriel Cortez, Luís Henrique e Rafael Navarro.