Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em má fase, Botafogo trabalha para afastar fantasma do Vasco-2015

Último rebaixamento do Cruz-Maltino começou com um início muito ruim de campeonato. Há semelhanças e diferenças entre o que houve ano passado e a campanha do Glorioso

Ataques ruins são algumas das coincidências entre times (foto:Cleber Mendes/LANCE!Press/Adalberto Marques/AGIF)
Escrito por

Ainda no início do Campeonato Carioca, muito se falava da provável briga do Botafogo contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Também já se comentava quando a equipe conquistou o acesso o ano passado, sobre a comparação com o Vasco, que foi rebaixado em 2013, subiu em 2014 e calhou de voltar a cair no ano passado. A evolução do Glorioso no Estadual mudou um pouco o panorama especulativo, mas as três derrotas seguidas e a última posição no Campeonato Nacional pressionam: o time de General Severiano precisa fazer agir logo para não repetir o Cruz-Maltino.

Parece cedo, mas, no ano passado, nesta mesma sexta rodada, o time de São Januário também estava mal das pernas. A derrota por 2 a 0, fora de casa, para o Atlético-PR, colocou a equipe na penúltima posição, com três pontos (três empates e três derrotas). O time de Ricardo Gomes é o lanterna, mas com quatro pontos.

- É muito mais a parte psicológica. Não é só olhar para a tabela, é muito mais o jogo. Temos que voltar a jogar, e jogar bem. Não estar nessa situação em 10 rodadas. Quero ver o time evoluindo. Evoluímos um pouco mais no segundo tempo, mas tivemos duas derrotas - explica Gomes.


Há semelhanças, em termos técnicos. Botafogo e Vasco foram os melhores times dos Estaduais em 2015 e esse ano. No Brasileiro, a dificuldade ofensiva era latente com a Cruz de Malta como é com a Estrela Solitária. O time de Doriva sofria para balançar redes. Apenas um gol até então. Por ora, o Glorioso tem o pior ataque. Marcou apenas três vezes.
A equipe cruz-maltina degringolou numa crise profunda e apenas com a chegada de reforços como Andrezinho e Nenê houve melhora. A chegada de Jorginho para ser técnico foi providencial para a evolução, apesar de a queda ter se confirmado.

Talvez seja essa a grande diferença. O Vasco demorou um turno para se encontrar. Ricardo Gomes, a partir do próximo dia 20, já poderá utilizar os reforços que, para ele, fecham o elenco: o meia Camilo e os atacantes Rodrigo Pimpão e Canales. O tempo dirá se o time dá liga ou não.