Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Experiência, liderança e identificação: a importância da volta de Joel Carli ao Botafogo

'El Capitán' volta ao Alvinegro com a missão de ajudar na conquista pelo acesso à Série A

Afonsinho, ídolo do clube, aprovou o retorno de Carli ao Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Escrito por

Na última sexta-feira, o Botafogo confirmou o retorno de Joel Carli ao clube de General Severiano. O argentino assinou um contrato de dois anos e é considerado uma peça importante tanto no processo de reestruturação, quanto na luta pelo acesso à primeira divisão do futebol nacional. De volta ao Glorioso menos de um ano após a rescisão, Carli traz algumas características que faltaram time na temporada de 2020.

+ O retorno do capitão: relembre momentos marcantes de Carli pelo Botafogo

Carli chegou ao Botafogo pela primeira vez em dezembro de 2015 e fechou contrato por duas temporadas. No entanto, a importância do zagueiro logo tornou-se evidente, ele teve o contrato renovado e permaneceu no clube de General Severiano até 2020. 

Assim, com a camisa do Glorioso, o argentino já viveu altos e baixos. O ano que melhor pode justificar esta afirmação é o de 2016. Nesta temporada, o Botafogo tinha acabado de retornar à Série A e, após figurar na zona de rebaixamento por algumas rodadas, o time conseguiu uma arrancada que o levou à quinta colocação - zona de classificação para a Libertadores. Joel Carli foi não só um dos principais nomes dentro de campo, como também um dos líderes do Alvinegro. 

Carli ficou no Botafogo por pouco mais de quatro anos e conseguiu criar uma identificação grande com o clube. Isso porque o ano de 2016 não foi exceção. O argentino, rapidamente, se tornou uma das referências no vestiário do Botafogo e assim permaneceu até a despedida em 2020. Hoje, de volta ao time da estrela solitária, o zagueiro revelou que já se sente em casa. 

- A sensação é de uma alegria imensa de estar de novo nesse clube, que eu tanto gosto, que eu tanto quero. Sinto que estou de novo em casa - disse o argentino, de 34 anos, em entrevista à Botafogo TV antes do jogo contra o Bangu.

No entanto, apenas a identificação com o clube não será o suficiente para conquistar os objetivos e mudar a cultura no Alvinegro. Portanto, ele já destacou que sabe qual é a realidade do Botafogo hoje e afirmou que está ciente do "caminho muito difícil" que encontrará pela frente. 

- Eu entendo que o clube passa por uma reestruturação, nosso principal objetivo é botar o Botafogo de novo na Série A. Sabemos que temos um caminho muito difícil, mas o ambiente do dia a dia está sendo bom, já treinei hoje e amanhã vou treinar de novo.

- Está sendo formada uma boa equipe, vamos competir e estamos nos preparando muito bem para tudo que vier pela frente.

APROVAÇÃO 

A volta do zagueiro já teve a aprovação de dois nomes importantes: do técnico Marcelo Chamusca e do ídolo Afonsinho. Em entrevistas realizadas em momentos diferentes, ambos ressaltaram a importância da liderança de Carli dentro clube.

- O comportamento dele sempre foi de liderança, todas as atitudes dele. Eu acho fundamental ter uma pessoa assim no grupo de jogadores porque a coisa caminha bem melhor - disse Afonsinho.

- O Carli é um atleta extremamente identificado com o clube. História muito bonita. É um zagueiro de imposição, tem liderança, muito querido pelos funcionários por conta do comportamento dentro do vestiário. Estamos tranquilos enquanto a isso. Quando a situação for concretizada, a gente vai receber o atleta com o maior respeito e trabalhar para colocar na melhor condição possível - afirmou Marcelo Chamusca antes mesmo da oficialização de Joel Carli.