Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Erison iguala marca de Loco Abreu e entra em seleta lista de mais rápidos a marcar 10 gols pelo Botafogo

'El Toro' balança as redes dez vezes em 14 jogos, mesma quantidade que o uruguaio fez em 2012; camisa 89 é o artilheiro do Botafogo na temporada; Túlio Maravilha lidera

Erison é o artilheiro do Botafogo em 2022 (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Sair do Brasil de Pelotas após uma reta final de destaque e superar nomes como Clarence Seedorf, Herrera e Elkeson são fatores que explicam o início meteórico de Erison no Botafogo. O camisa 89 marcou dez gols em 14 jogos pelo Alvinegro e igualou uma marca de Loco Abreu que não aparecia no clube desde 2012.

+ Tchê Tchê vibra com chegada ao Botafogo: 'Tem um projeto com ambições do tamanho do clube'

O uruguaio também fez os mesmos números que o 'El Toro' há dez anos: dez bolas na rede nas primeiras 14 partidas que disputou na temporada - o camisa 13, posteriormente, teve um atrito com o técnico Oswaldo de Oliveira e foi emprestado ao Figueirense ainda no meio do ano, mas terminou o 2012 no Alvinegro com 12 gols.

Vale ressaltar, porém, que a minutagem do camisa 89 é menor do que a do 13 foi há dez anos. Enquanto Loco Abreu esteve em campo por 1.069 minutos, Erison passou 703. A diferença é de, na prática, quatro jogos entre os dois.

O camisa 89 do Alvinegro foi a revelação do Campeonato Carioca e já mostrou os serviços do Estadual logo no segundo jogo do Brasileirão. Diante do Ceará, uma atuação de arrancar aplausos: jogo fora da área, força física, esforço e, claro, as participações diretas nos gols.

+ Garçom! Daniel Borges, do Botafogo, alcança temporada com mais assistências da carreira

O LANCE! fez um levantamento sobre o tempo que os jogadores do Botafogo demoraram a alcançar a marca de 10 gols. O 'recorde' é de Túlio Maravilha, que balançou a rede dez vezes em sete jogos - média de mais um gol por partida - em 1995, ano que foi o herói da conquista do Brasileirão.

MAIS RÁPIDOS A MARCAR 10 GOLS PELO BOTAFOGO EM UM ANO

Túlio Maravilha (1995) - 10 gols em 7 jogos
Alex Alves (2004) - 10 gols em 10 jogos
Dodô (2007) - 10 gols em 12 jogos
Loco Abreu (2011) - 10 gols em 13 jogos
​Erison (2022) - 10 gols em 14 jogos
Loco Abreu (2012) - 10 gols em 14 jogos