Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Entenda como o gol marcado por Patrick de Paula evidencia a nova cara do Botafogo

O primeiro gol do Botafogo contra o Ceilândia, marcado por Patrick de Paula, teve construção a partir de trás e pressão pós-perda

Patrick de Paula desencantou com a camisa do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Construção a partir de trás e pressão pós-perda. Esses foram princípios de jogo citados por Luís Castro durante sua coletiva de apresentação vistos no gol de Patrick de Paula contra o Ceilândia, na última quinta-feira. Dessa forma, pode se afirmar que a construção de tal jogada, que terminou com a bola no fundo da rede do time de Brasília, é reflexo da nova cara do Botafogo.

> ATUAÇÕES: Patrick e Matheus garantem vitória do Botafogo

CONSTRUÇÃO A PARTIR DE TRÁS

Como o Ceilândia atuou com um bloco baixo na marcação, o Botafogo pôde subir as linhas e, especialmente no primeiro tempo, jogou com dez homens no campo de ataque. Do meio-campo, então, o Botafogo iniciou a construção de jogadas a partir de uma linha de três atletas: o lateral Hugo, pela esquerda, o zagueiro Kanu, pelo centro, e Carli, pela direita.

Os jogadores de meio-campo se aproximavam do trio para ajudar na criação de jogadas ofensivas. No lance do primeiro gol da partida foi Chay que se apresentou e recebeu passe de Carli. 

O camisa 14, por sua vez, encontrou Patrick de Paula na intermediária, que, com um drible de corpo, passou pelo marcador e finalizou. A bola, entretanto, explodiu na marcação.

> Veja e simule a tabela do Brasileirão

PRESSÃO PÓS-PERDA

Após a finalização, a primeira ação do camisa 8 não é se lamentar ou ficar parado, mas sim pressionar o defensor. Como Patrick se aproximava, a zaga do Ceilândia cortou "de qualquer jeito", e a bola caiu na entrada da área.

Lá estava Chay, próximo de um jogador do time de Brasília. O meia venceu a disputa pelo alto e, de cabeça, descolou o passe para Piazon. O camisa 43 achou Matheus Nascimento, que finalizou forte, o goleiro deu rebote, e Patrick de Paula apareceu para balançar as redes.

Com o entendimento da filosofia introduzida por Castro, o Botafogo inaugurou o placar contra o Ceilândia. E é com essa postura que o Alvinegro volta a campo no próximo domingo, às 18h, para enfrentar o Fortaleza no estádio Nilton Santos. A partida é válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro e terá transmissão em tempo real do LANCE!