Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Diferença cambial e garantias: por que Yaya Touré desistiu do Botafogo

Meio-campista marfinense, que antes esteve perto de fechar com o Alvinegro, escolheu Leven Siano por ter contrato recebendo salário em euro

Yaya Touré em ação pelo Manchester City (Foto: AFP)
Escrito por

A sexta-feira começou com muitas ligações. Bem cedo, a conexão entre os dirigentes do Botafogo e o empresário Marcos Leite, do Rio de Janeiro, com Yaya Touré, de Londres, tentou ser estabelecida, mas sem respostas. Todas as tentativas caíam na caixa postal. Tudo para saber qual o paradeiro do meio-campista, que, outrora negociando com o Alvinegro, apareceu em um vídeo de Leven Siano, candidato do Vasco.

Marcos era o responsável por intermediar as negociações entre Yaya, da Inglaterra, e o Botafogo. Ele foi pego de surpresa com o recado do marfinense para a torcida do Vasco, assim como Leon Mann, o principal agente do atleta de 38 anos, que também estava em Londres.

Tempo depois, Ricardo Rotenberg e Carlos Augusto Montenegro, da diretoria do Botafogo, conseguiram falar com Leon Mann e a resposta foi um balde de água fria: o marfinense desistiu de negociar com o clube de General Severiano. A contratação, que antes parecia tão adiantada, teve um desfecho negativo. Ao Botafogo, a única alternativa foi fechar todas as conversas com os envolvidos.

Yaya Touré passou por cima do Glorioso e dos próprios agentes para fechar com Leven Siano. A principal diferença para o "sim" do marfinense foi o fato de que, caso o empresário seja eleito, ele vem ao Rio de Janeiro para receber em euro. No Botafogo, receberia em real.

A questão financeira pesou, principalmente, para a família de Yaya. No caso das conversas com o Botafogo, o meio-campista pediu três renegociações de valores que já estavam previamente acordados, buscando, obviamente, receber mais. O Alvinegro chegou ao próprio limite financeiro e o marfinense deu sinal verde, mas pulou do barco ao enxergar uma oportunidade de receber um salário maior - a cotação do euro, atualmente, é de R$ 6,03.

Leven Siano, por saber que corre o risco de perder a eleição, também deu garantias de imóveis próprios a Yaya Touré. O contrato também prevê multas em caso de quebra - seja de qual lado for. 

A verdade é que o Botafogo perdeu a queda de braço. O Alvinegro ficou perto de um desfecho final com Yaya Touré antes do coronavírus, mas a pandemia travou o acerto. Neste meio-tempo, Leven Siano chegou e, tendo as medidas cambiais como alicerce, convenceu o jogador. Para o Glorioso, agora é seguir em frente.