Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dia do torcedor do Botafogo: clube celebra data especial e aniversário do ídolo Zagallo nas redes sociais

Glorioso destacou a carreira do Velho Lobo e relembrou um dia importante para sua torcida: 'De todos os escolhidos pela Estrela Solitária. Ninguém ama como a gente!'

Dia 9 de agosto é marcante para Zagallo e o torcedor do Botafogo (Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

O dia 9 de agosto é emblemático para o futebol brasileiro e cercado de histórias emocionantes que marcaram gerações. Ela reserva mais um aniversário do maior vencedor com a camisa amarelinha: o Velho Lobo Zagallo, que completa 91 anos. Em homenagem ao ídolo, ficou também instituída também que a data, desde 2014, se tornaria o 'dia do botafoguense'.

+ Ao L!, Eduardo Paes diz que está aberto aos planos do Botafogo de modernização do Nilton Santos

O futebol é muito mais que um simples esporte, é um bem cultural que move paixões e desperta diferentes sentimentos. O torcedor é um ser apaixonado por natureza, e o botafoguense não é diferente. Com muita superstição, ídolos inesquecíveis, momentos de glórias e decepção, os escolhidos pela estrela solitária jamais abandonam e tem o clube como o maior amor do mundo.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro 


Ao longo da história do futebol brasileiro, a camisa alvinegra foi defendida por nomes mágicos. Garrincha, Nilton Santos, Didi, Jairzinho, Amarildo, Gerson, Quarentinha, entre outros. São tantos nomes e conquistas que alçaram o clube de General Severiano ao patamar de um dos maiores do Brasil. 

A história do Glorioso se confunde com a da Seleção Brasileira, algo que orgulha o torcedor. Com isso, os cariocas seguem como o clube que mais cedeu atletas ao Brasil em Copas do Mundo. De Pamplona em 1930, no Uruguai, ao ídolo Jefferson, em 2014 - 47 atletas encheram o peito do torcedor de alegria. Uma constelação que ajudou o Brasil a estampar cinco estrelas em seu peito.

Entre eles, está o Mário Jorge Lobo Zagallo, que conquistou inúmeros títulos com a camisa alvinegra. De 58 a 65, o ex-ponta esquerda ergueu o troféu em 18 oportunidades, com conquistas dentro e fora do país. Esteve presente no bicampeonato carioca de 61 e 62 em um time estrelado. Anos depois,  já como treinador, conquistou mais dois cariocas (67 e 68) e a Taça Brasil (68) - primeiro Brasileiro do clube.

Depois de anos de muita luta e distante do protagonismo merecido, o Botafogo segue vivo, resiste, persiste com a força de uma torcida que jamais deixa o fogo do peito se apagar. E a esperança voltou a brilhar no horizonte com a nova realidade do futebol brasileiro - e com o alvinegro sendo um dos pioneiros neste sentido.

A transformação em SAF e a chegada de John Textor enche o torcedor de expectativa por um futuro glorioso. A reconstrução acontece aos poucos, com pequenas transformações a cada dia. Desse modo, são apenas quatro meses de Sociedade Anônima, porém esta nova fase promete novas conquistas e um clube mais forte e estruturado como o torcedor merece.

O clube carioca utilizou a sua rede social para celebrar a data e também homenagear o ídolo Zagallo. Vale lembrar que a Alerj sancionou o dia do botafoguense em 2014, sendo publicada pelo então governador Luiz Fernando Pezão. 

+ Botafogo entra na última semana de janela com negociações arrastadas e lacunas no elenco

- DIA DO BOTAFOGUENSE! Em homenagem ao aniversário do ídolo Zagallo, o 9 de agosto também é o dia de todos os escolhidos pela Estrela Solitária. Ninguém ama como a gente! - publicou o Alvinegro nas redes sociais.

- PARABÉNS, LENDA! Um dos personagens mais emblemáticos e vitoriosos da história do futebol, Zagallo completa 91 anos. O aniversário do Velho Lobo, multicampeão no BOTAFOGO como técnico e jogador, também marca o #DiaDoBotafoguense. Obrigado por tudo, ÍDOLO! - escreveu em outra postagem.