Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De começo ruim, troca de treinadores ao título: relembre a campanha do Botafogo na Série B

Neste último domingo, o Alvinegro se sagrou Campeão Brasileiro da Série B com uma rodada de antecedência<br>

Botafogo Campeão da Série B (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

O Botafogo é Campeão Brasileiro da Série B! Com uma rodada de antecedência, o Alvinegro conquistou o título do campeonato e já começou a preparação para a temporada que vem, na elite do futebol nacional. Porém, o início da campanha da equipe na competição não foi nada fácil até chegar a conquista do título neste último domingo. O LANCE! relembra a trajetória do Glorioso na Série B.

> Confira a classificação da Série B

COMEÇO RUIM
O Botafogo iniciou a Série B em busca do principal objetivo: o acesso. Porém, o momento do clube antes do começo do campeonato não dava esperanças ao torcedor. O Alvinegro foi eliminado precocemente da Copa do Brasil e fez um péssimo Campeonato Carioca. Dessa forma, o então técnico Marcelo Chamusca já dava início na competição pressionado.

O primeiro compromisso do Botafogo foi contra o Vila Nova, fora de casa. Na ocasião, a equipe ficou no empate por 1 a 1. A primeira derrota do técnico Chamusca na Série B veio na quinta rodada, por 3 a 1 contra o Náutico nos Aflitos. Até então, o Alvinegro havia vencido duas e empatado duas no campeonato. Com dez rodadas, o treinador conseguiu apenas 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Assim, o técnico Marcelo Chamusca deixava o clube em um cenário negativo.

> Ao L!, diretor de documentário revela ansiedade: 'Importante pro Botafogo ter um registro desse momento'

DEMISSÃO DO CHAMUSCA
A postura do Botafogo não agradava aos torcedores e a pressão do técnico Marcelo Chamusca no cargo só aumentava. A demissão de Chamusca veio após o empate do Alvinegro por 3 a 3 com o Cruzeiro no Nilton Santos. Outro fator para a queda do treinador foi o desempenho da equipe como visitante, em que não conseguiu triunfar uma vez sequer.

A partir disso, a diretoria começou a trabalhar e foi atrás de um novo comandante para o clube. O nome que mais agradava o clube e à torcida era Lisca. O Botafogo quase fechou com o treinador, mas Lisca desistiu e negociou com o rival Vasco, que também estava num cenário negativo na Série B. O Alvinegro, portanto, acertou com Enderson Moreira para assumir o comando da equipe. E foi aí que as coisas começaram a melhorar.

> Enderson Moreira enaltece os jogadores na conquista do título do Botafogo: ‘Foram fantásticos’

EMBALO COM ENDERSON
O clube fechou com Enderson Moreira e, devido ao trabalho recente do treinador, a notícia não agradou aos torcedores. Porém, esse sentimento passou rápido porque em sua estreia no comando da equipe, o Alvinegro venceu o Confiança fora de casa por 1 a 0. Depois disso, o Botafogo embalou e conseguiu quatro vitórias consecutivas.

Um importante confronto da equipe na Série B foi a vitória no Couto Pereira contra o Coritiba, então líder do campeonato. A grande arrancada do clube com Enderson Moreira e o triunfo contra o Coxa permitiu que o Alvinegro entrasse no G4 da tabela na 21ª rodada, para não mais sair. Enderson levou o Botafogo da 14ª colocação à liderança e, mais tarde, ao título de campeão.

DUPLA CHAY E NAVARRO E A VOLTA DE CARLI COMO TITULAR
A campanha do Botafogo na Série B também foi marcada por outros personagens. Os atletas Chay e Navarro se destacaram e contribuíram bastante para a conquista do título. Chay comandou o meio-campo da equipe e formou uma boa dupla com o atacante Navarro, que guardava as bolas para dentro do gol. O meia marcou 8 gols e 8 assistências, enquanto Navarro anotou 14 gols e deu 9 assistências.

Outro personagem que se destacou foi Joel Carli. O zagueiro retornou ao clube no início da temporada, mas só entrou em campo na 16ª rodada da Série B. O argentino formou uma grande dupla de zaga com Kanu e conquistaram números impressionantes - fora a invencibilidade, sofreram apenas três gols em mil minutos em campo. Além da estatística, Carli é um jogador experiente, capitão e liderou a equipe dentro e fora dos gramados.

> Carli comemora título da Série B do Botafogo: ‘Voltei para isso’

VOLTA DA TORCIDA, ACESSO E TÍTULO
O retorno do público aos estádios também foi fundamental para a campanha do Botafogo. A torcida alvinegra pode apoiar o clube no Nilton Santos a partir da 26ª rodada e contribuiu para o ótimo desempenho do time como mandante na Série B. Foram 15 vitórias em 18 partidas em casa.

Na reta final da Série B, um duelo merece destaque. O Botafogo goleou o Vasco por 4 a 0 em São Januário, assumiu a liderança e acabou com as chances de acesso do rival. Após isso, o objetivo do clube na temporada estava muito próximo de se concretizar.

O jogo do acesso veio em casa. Com o Nilton Santos em clima de festa, o Botafogo bateu o Operário-PR com emoção e confirmou o retorno à elite do futebol brasileiro com duas rodadas de antecedência. E o título veio na partida seguinte. Neste último domingo, o Alvinegro venceu o Brasil de Pelotas por 1 a 0 no Bento Freitas e se sagrou Campeão Brasileiro da Série B.

> 'Manto da desigualdade': Botafogo lança camisa em campanha contra o racismo

Para encerrar a temporada e festejar o título, o Botafogo enfrenta o Guarani no Nilton Santos no próximo domingo. O Glorioso planeja fazer mais uma linda festa em casa e já foram vendidos cerca de 30 mil ingressos.