Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contratação mais cara do Botafogo, Patrick de Paula tenta fazer valer investimento e reencontra Palmeiras

Volante foi contratado por R$ 33 milhões, mas ainda não correspondeu e foi vaiado contra o Goiás. A tendência é que inicie no banco nesta quinta, mas busca se firmar no Glorioso

Patrick de Paula chegou com status de protagonista no Botafogo, mas ainda não se firmou (Vitor Silva/Botafogo)
Escrito por

Com a transformação em SAF e os investimentos de John Textor, o Botafogo se movimentou no mercado e fez a contratação mais cara de sua história: o meio-campista Patrick de Paula. Descoberto na Taça das Favelas 2017, o jogador despontou em 2020, mas no último ano teve problemas extracampo e não conseguiu render o esperado com a camisa do Palmeiras.

+ Relembre o desempenho do Botafogo em cada edição do Brasileirão por pontos corridos


DE BADALADA JOIA DA ACADEMIA À QUEDA DE RENDIMENTO


Jovem e talentoso, Patrick marcou o gol do título paulista em 2020, de pênalti, contra o Corinthians, dando fim ao jejum de 12 anos do alviverde. Com esse início promissor, passou a ganhar holofotes de clubes europeus e entrou, ao lado do seu parceiro Gabriel Menino, no radar do técnico da Seleção Brasileira, Tite.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

Depois da saída de Luxemburgo, o Palmeiras contratou Abel Ferreira. Sob o comando do português, o jogador passou a perder espaço e apresentar problemas disciplinares como a presença em uma casa noturna durante a pandemia. Esse comportamento passou a refletir também no rendimento dentro de campo, ficando de fora da lista que disputou o Mundial de Clubes 2021. 

Mesmo com esse cenário, John Textor decidiu apostar no volante, que voltou ao Rio de Janeiro e busca recuperar seu futebol no Glorioso. Para fechar o negócio, os cariocas tiveram que desembolsar cerca de 6 milhões de euros (aproximadamente R$ 33 milhões), tornando-se a contratação mais cara da história do clube.

CHEGADA COM STATUS DE PROTAGONISTA

Com essas cifras, o meio-campista chegou com a pressão para ser o protagonista do time no primeiro ano da SAF. Contudo, as atuações ainda estão longe de agradar o torcedor alvinegro. Nos nove jogos em que esteve em campo (539 minutos), Patrick foi seis vezes titular e balançou a rede em duas oportunidades.

O volante desencantou diante do Ceilândia, no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no Nilton Santos. Dias depois, saiu do banco para cobrar uma falta e abrir caminho para a virada sobre o Fortaleza. Após os gols, não conseguiu ter estabilidade para se firmar entre os titulares. No duelo com o Goiás pelo Brasileirão, na última segunda-feira, o volante perdeu a bola e concedeu o contra-ataque da virada.

Na montagem do time, Luís Castro tem feito uma alta rotatividade e segue em busca do meio de campo ideal. Apesar do inegável talento, o momento de Patrick de Paula é de pressão e cobrança em virtude do alto investimento feito. O jovem precisa se adaptar ao novo clube, mas também trabalhar o psicológico para focar apenas em seu crescimento profissional. 

RESERVA, OSCILAÇÃO E REENCONTRO ALVIVERDE

Ainda é cedo para definir que a contratação foi um erro de John Textor. O Botafogo está nas oitavas de finais da Copa do Brasil e, apesar da oscilação no Brasileirão, não está tão distante do pelotão de frente. O trabalho com Patrick de Paula vai além das questões técnicas e táticas, mas também se expande para a confiança dentro e fora de campo.

O foco é tentar resgatar aquele jogador que atraiu olhares dos torcedores na época do Palmeiras. Em campo, o volante tem qualidade para dar dinâmica ao setor, mas precisa estar mais ligado e na mesma intensidade do coletivo. Luís Castro já mostrou indícios que opta por quem está melhor e não seleciona por nomes, o que traz à tona o desafio de Patrick fazer valer todo investimento em que lhe foi atribuído.

Nesta quinta, a tendência é que o jogador inicie no banco, mas siga sua busca para se firmar no Glorioso. Do outro lado, um velho conhecido da torcida: o atacante Rafael Navarro, que brilhou na Série B e atualmente defende as cores do Palmeiras. Resta saber qual atleta levará a melhor sobre seu ex-clube às 19h, no Allianz Parque.