Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Compra de Renato, em 2011, foi superfaturada, revela auditoria

'Oito de ouro' teve direitos adquiridos em 180% pela diretoria do Botafogo, à época comandada por Maurício Assumpção. Dirigente pode ser expulso do quadro de sócios

Renato foi apresentado como grande contratação, sob as bênçãos de Gerson (Foto: Paulo Sérgio/Lancepress)
Escrito por

As contas da gestão Maurício Assumpção, que dirigiu o Botafogo entre 2009 e 2014, foram auditadas pela empresa Ernst & Young. Os primeiros resultados foram apresentados na noite desta terça-feira ao Conselho Deliberativo do Glorioso e têm como principal tema a contratação do volante Renato junto ao Sevilla, da Espanha, em 2011.

De acordo com o relatório, a compra dos direitos federativos do "Oito de ouro" foi superfaturada. Os 100% adquiridos foram seguidos de 80%, no mês seguinte à chegada do volante, em maio daquele ano. Os dados foram publicados originalmente pelo site Globoesporte.com.

Renato, atualmente com 37 anos e no Santos, onde ganhou projeção mundial, assinara contrato por três temporadas com o Glorioso. Pela equipe de General Severiano, ele disputou 127 partidas e marcou sete gols.

A coleta de dados ainda não foi concluída. O ex-dirigente, de acordo com o clube, terá oportunidade de se defender. Ele já vive processo ético dentro do Botafogo. Agravamento e/ou comprovação de improbidade administrativo poderá acarretar em consequências severas ao ex-dirigente.