Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Clássicos, duelos traiçoeiros e com quem está na briga pelo G6: o árduo janeiro do Botafogo no Brasileiro

Além de se superar em meio ao desgaste físico da maratona, Alvinegro se prepara para medir forças com rivais tradicionais e fazer confrontos diretos

Alvinegro fará clássicos diante do Fluminense e do Vasco, além de encarar rivais como Palmeiras e Santos (Vitor Silva/Botafogo)
Escrito por

"Faltam ainda algumas rodadas que serão extremamente importantes para nossa sobrevivência na Série A". O desabafo que o lateral-esquerdo Victor Luis fez em seu perfil no Instagram na última quinta-feira se encaixa perfeitamente em relação à série de jogos que o Botafogo terá já no primeiro mês de 2021. A urgência por voltar a vencer no Brasileiro-2020 esbarra em clássicos, confrontos diretos e adversários bem árduos, na maratona que exigirá também superação de desgastes físicos para driblar as turbulências. 

O primeiro obstáculo da equipe de Eduardo Barroca, no dia 6 de janeiro, passa por um grande desafio: a seca de vitórias no Nilton Santos. Sem vitórias como mandante desde 7 de outubro (quando bateu o Palmeiras por 2 a 1), o time da Estrela Solitária mede forças com um Athletico-PR em reação. Diante do Furacão, cabe à equipe driblar as armadilhas do time de Paulo Autuori (velho conhecido da torcida e dos jogadores) para se aprumar.

Ainda no Rio de Janeiro, no dia 10, o Botafogo vai a São Januário para fazer um clássico que se tornou instinto de sobrevivência. Tanto o Alvinegro quanto o Vasco convivem atualmente com o fantasma do Z4. Mais do que obter três pontos em um confronto direto, a superação em um clássico ajuda a dar moral para a sequência da equipe.

Principalmente porque o jogo seguinte ainda não tem um prognóstico definido. Afinal, o Botafogo encarará o Santos no dia 17, dias depois do time de Cuca decidir seu destino nas semifinais da Copa Libertadores, contra o Boca Juniors. O Peixe pode lançar um time misto ou voltar-se de vez para a reta final no Campeonato Brasileiro. 

> Honda deixou o Botafogo: veja reforços estrangeiros que não deixaram saudades no Brasil


No dia 20, o Alvinegro volta suas atenções para uma equipe que tem se mostrado traiçoeira contra cariocas: o Atlético-GO. Já o dia 23 traz outro clássico para a maratona do mês da equipe comandada por Eduardo Barroca.

Será a vez de Fluminense e Botafogo se superarem em campo em busca da vitória. Um bom desempenho no "Clássico Vovô" tem chance de dar uma injeção de ânimo em especial para o último jogo do mês.

A equipe encarará no Allianz Parque o Palmeiras, que se revigorou nos últimos meses e está no G6. Por mais que conte com duas vitórias sobre rivais sobre equipes da parte de cima da classificação, casos do próprio Verdão e o Atlético-MG, ambas ocorreram no Nilton Santos e quando as equipes estavam ainda em montagem.

Passados tantos meses, o Botafogo tem de reencontrar seu caminho com as vitórias e, em meio a tantas idas e vindas, consolidar seu rumo na elite.