Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Chance para a defesa melhorar: diante do Macaé, Botafogo encara o segundo pior ataque do Carioca

Até aqui, o Macaé tem um aproveitamento de 3,3% na competição e seis gols marcados

O Botafogo sofreu gols nos últimos oito jogos da temporada (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Neste domingo, o Botafogo encara o Macaé, no estádio Nilton Santos, às 18h, em partida válida pela última rodada do Campeonato Carioca. Com as derrotas de Boavista e Resende, o Glorioso já está classificado para disputar a Taça Rio. No entanto, apesar de poder se dar o "luxo" de perder, o clube de General Severiano tem uma grande oportunidade: voltar a ter um jogo sem sofrer gol.

> Gabriel, do Botafogo, comemora estreia no profissional: 'Data ficará marcada'

O começo de temporada do Botafogo foi impressionante. Nas quatro primeiras partidas, o Alvinegro não sofreu nenhum gol. Contudo, nas últimas oito, sofreu pelo menos um. O reflexo disso foi uma queda de desempenho que acarretou a eliminação da fase semifinal do Campeonato Carioca e a eliminação precoce da Copa do Brasil, diante do ABC, ainda na segunda fase.

No entanto, é válido destacar que essa sequência não é um problema exclusivamente dos homens de defesa do Botafogo, mas sim do sistema defensivo como um todo. Na partida contra o Volta Redonda, por exemplo, o Alvinegro esteve à frente no placar duas vezes, mas não conseguiu segurar o resultado. Não à toa, o técnico Marcelo Chamusca apontou o coletivo como problema a ser trabalho pelo time. 

- A gente não teve a consistência defensiva necessária para poder sustentar o resultado. Nos dois momentos nós estivemos na frente e vamos precisar trabalhar. Mas não é só a defesa, é o sistema defensivo como um todo, para começar a partir dos atacantes, depois com a linha de quatro com os extremas e com os volantes. Então, individualizar fica fácil, o importante é a gente olhar o sentido coletivo.

Dessa forma, a partida contra o Macaé surge como uma oportunidade para o Botafogo encerrar essa sequência negativa de oito jogos com a defesa sendo vazada. Isso porque além do time da Região dos Lagos ter apenas um ponto conquistado e um aproveitamento de 3,3% no Campeonato Carioca, também possui o segundo pior ataque da competição - supera apenas o Bangu.

Isso evidencia que o Macaé tem uma média pequena de 0,6 gol por jogo. Além disso, em todos os jogos disputados até aqui no Campeonato Carioca de 2021, a equipe não conseguiu fazer mais do que dois gols em nenhuma partida. Inclusive, em cinco partidas das dez disputadas, o ataque passou em branco.

Portanto, o sistema defensivo do Botafogo precisa, diante de um ataque ineficiente, dominar. É chance que o Glorioso tem de colocar em prática tudo aquilo que treinou na semana e mostrar a consistência defensiva que apresentou ao Rio de Janeiro no começo da temporada.