Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo já tem mais pontos que toda Taça Guanabara 2021; confira o que explica o bom início de Carioca

Apesar de estar no processo de transição, Alvinegro já soma 16 pontos, um a mais que a campanha do ano passado. Veja pontos positivos e no que a equipe tem que melhorar

Botafogo soma 16 pontos em 7 jogos na Taça Guanabara um a mais que toda campanha 2021 (Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Apesar de passar por um período de transição com a chegada do novo investidor, o Botafogo segue pontuando no Campeonato Carioca. A equipe tem feito uma boa campanha e está na luta para avançar às semifinais e pelo título da Taça Guanabara. Alguns fatores explicam de que maneira o Glorioso já soma mais pontos (16) que no Estadual de 2021 (terminou com 15).

É notório que o grupo precisa de reforços para alçar voos maiores já neste primeiro ano de John Textor. Porém, o técnico Enderson Moreira deixou uma base, que tem dado conta do recado. Ainda está longe de ser o futebol vistoso que o botafoguense quer assistir, mas tem sido um time competitivo dentro das limitações apresentadas neste início de temporada.

Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

A lista de lesionados é extensa, o que dificulta ainda mais na montagem do time. Fora isso, o Alvinegro perdeu peças importantes do título da Série B como Marco Antônio, Luís Oyama e Rafael Navarro. O setor de criação é o que mais preocupa, já que o time tem tido dificuldade nas transições ofensivas e em apresentar um futebol mais vertical. 

Na frente, Matheus Nascimento tem tido mais oportunidade - a primeira grande sequência como titular desde que subiu aos profissionais. E o atacante tem sido decisivo e já é o artilheiro do time na temporada com 3 gols. Nos duelos contra Nova Iguaçu e Resende, a joia foi decisiva. Erison também tem aproveitado as chances e balançou a rede nos dois últimos jogos.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Carioca

O sistema defensivo sofreu sete gols em sete jogos e precisa ter mais equilíbrio. É o setor, contudo, mais consistente com a dupla Joel Carli e Kanu e o apoio de Daniel Borges. O lateral-direito é líder de cruzamentos certos do Estadual com 23 e de passes do time: 283, segundo os dados do portal Footstats. Rafael ficará de fora por um longo tempo após cirurgia e iniciou a fisioterapia nesta semana. 

Além disso, Gatito Fernández voltou ao gol alvinegro e teve grande atuação no clássico contra o Vasco, no Maranhão. A irregularidade fica por conta do lado esquerdo, que ainda não encontrou um titular absoluto. Carlinhos se lesionou, e Jonathan Silva e Hugo buscam mostrar as credenciais para assumir a titularidade da posição antes da chegada dos reforços.

+ Botafogo: Com parte burocrática pela compra da SAF 'presa', John Textor adia vinda ao Brasil

No meio de campo, Fabinho e Breno têm se destacado no número de desarmes. O volante, de 35 anos, atuou nas sete partidas do clube em 2022 e tem aproveitado bem este início. Na criação, o menino Raí tem tido oportunidade e Chay retornou contra o Resende. O camisa 14 se colocou à disposição para jogar no clássico e trará um ganho técnico ao time.

Com a promessa de reforços, resta definir o comandante. O português Luís Castro era o favorito para assumir o cargo, mas o Corinthians se aproximou da contratação. John Textor terá que recalcular a rota e ver novas opções no mercado. Em coletiva de imprensa, Chay disse que o grupo está preparado para receber o profissional que chegar.

+ Festa da torcida, confiança e chapéu: o retorno de Chay ao Botafogo


- É o início de algo novo para o clube e pra gente também. Tenho certeza que o treinador que chegar vai vir com muito entusiasmo para poder ajudar a gente a conseguir nossos objetivos. O grupo está preparado e irá recebê-lo de braços abertos. Ano passado mantive um bom nível, esse ano quero evoluir e dar continuidade ao que foi feito ano passado - disse.