Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bobeou? Cria do Botafogo, Renan Gorne é uma das armas do ofensivo Remo; saiba como joga o time

Atacante foi campeão sub-20 pelo Alvinegro e gerou certa expectativa da torcida quanto uma subida ao profissional, mas não teve sequência; no Remo, é titular e está em boa fase

Renan Gorne em ação pelo Remo (Foto: Samara Miranda/Remo)
Escrito por

"Bobeou? Gorneou!": essa era uma frase dita por muitos botafoguenses em 2015 e 2016, fazendo alusão a um bordão de Renan Gorne, então camisa 9 do time sub-20. Neste domingo, o atacante estará no lado oposto do Botafogo: ele é do Remo, adversário do Glorioso pela 3ª rodada da Série B, em partida disputada no Estádio Raulino de Oliveira.

+ Campeões desde o sub-13, trio de ouro do Botafogo pode consolidar sucesso na base com a Copa do Brasil sub-20

Gorne é apenas uma das partes de um Remo marcado pela ofensividade. A equipe comandada por Paulo Bonamigo marcou 34 gols em 19 partidas na temporada 2021 - média de 1,7 tento por duelo - e não tem medo de ir para cima, como explica Mateus Miranda, setorista do Leão Azul:

– O Remo joga no 4-3-3 que varia para o 4-1-4-1. É um time que tem uma característica muito ofensivo, é um estilo de jogo propositivo, os dois laterais avançam ao mesmo tempo. É um time que faz gols em quase todos. Em 2021, o Remo chegou a fazer gols em 25 jogos seguidos, mas essa sequência foi quebrada no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil contra o Atlético-MG - afirmou, em entrevista ao LANCE!.

Se há destaque para o ataque, a parte defensiva já traz dores de cabeça. O Remo levou 19 gols na temporada - um por jogo disputado, se for calculado em média - e tem nas bolas alçadas pelo alto a principal preocupação diante dos adversários. A equipe, portanto, não é equilibrada.

– O principal ponto fraco do Remo é a defesa, principalmente as bolas aéreas. Na era Paulo Bonamigo, que assumiu na Série C do ano passado, o time sofreu muitos gols assim. Muitas bolas alçadas na área, seja com bola rolando ou na bola parada. O time tem dificuldade em se defender, correr para trás. O principal desafio dele é estabelecer o equilíbrio entre o aspecto ofensivo e defensivo da equipe - completou.

Assim como o Botafogo, o Remo iniciou a Série B com uma vitória e um empate nas duas primeiras rodadas disputadas. Os quatro pontos conquistados vieram de uma igualdade em 2 a 2 com o CRB e um triunfo por 1 a 0 sobre o Brasil de Pelotas. Na Copa do Brasil, a equipe foi eliminada pelo Atlético-MG na última quinta-feira, na terceira fase da competição.

– O Botafogo precisa ficar de olho no volante Lucas Siqueira. É um dos jogadores mais regulares do time e dá para dizer que é também um dos pontos de equilíbrio do Remo desde a temporada passada. Ele aparece muito dentro da área adversária, tanto que fez dois gols na abertura da Série B contra o CRB, e o Remo explora muito isso - alertou.

BOBEOU?
Será a primeira vez que Renan Gorne jogará contra o Botafogo, clube que o revelou. O atacante foi campeão brasileiro sub-20 em 2016 sendo o artilheiro da equipe comandada por Eduardo Barroca.

Havia certa esperança da torcida que o jogador tivesse sequência e oportunidades no time principal, mas Gorne acumulou empréstimos e não fez muita coisa na equipe profissional do Alvinegro. Ele assinou com o Remo no começo da temporada 2021.

Renan Gorne pelo Botafogo (Vitor Silva/SsPress/Botafogo)

No Leão Azul, acumulou altos e baixos, mas chega para a partida contra o Alvinegro em uma boa fase, tendo participações em gols nos últimos dois jogos da equipe na Série B. Na temporada, ele tem cinco gols - vice-artilheiro do Remo - e duas assistências em 18 partidas. 

– O Renan Gorne começou a temporada como titular e fazendo gols no Paraense, mas teve uma queda de produção e chegou a perder a vaga para o Edson Cariús. Ele conseguiu recuperar essa posição e nessa Série B participou de dois dos três gols do Remo, com uma assistência e um gol. Apesar de hoje ser titular, nem sempre esteve nessa condição e ainda busca se afirmar na equipe e também com o torcedor do Remo - explicou Mateus.