Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barroca traça meta audaciosa no Botafogo: oito pontos em quatro jogos

Treinador dividiu o Brasileirão em quatro ciclos; no primeiro, conquistou 15 pontos e tem o objetivo de ganhar a mesma quantidade até o final da primeira metade do campeonato

Eduardo Barroca é o treinador do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Escrito por

Eduardo Barroca assumiu o Botafogo sob pressão por conta dos resultados ruins no Carioca e na Copa do Brasil, ainda com Zé Ricardo. Inicialmente, o treinador destacou que seus primeiros jogos seriam baseados em conquistar resultados a curto prazo, justamente para tirar o peso nas costas da equipe. Quinze rodadas disputadas depois, o treinador tem a meta de conquistar 75% dos pontos possíveis no fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

O treinador dividiu o Campeonato Brasileiro em quatro ciclos. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, ele afirmou que o primeiro destes teve fim com a chegada da Copa América, na derrota por 1 a 0 para o Grêmio, na nona rodada. O ciclo seguinte foi iniciado no empate sem gols diante do Cruzeiro e vai até o compromisso contra o Ceará, no Castelão, no dia 14 de setembro, pela 19ª rodada, a última do primeiro turno.

O Botafogo terminou o primeiro ciclo com 15 pontos conquistados, ocupando a sétima colocação na classificação à altura da nona rodada da competição. A posição, longe do rebaixamento e perto do pelotão dos seis primeiros colocados, bate, em partes, com o objetivo que Eduardo Barroca trabalha com o elenco: colocar o Botafogo na próxima Taça Libertadores.

A ideia do treinador, portanto, é, pelo menos, igualar a pontuação conquistada no primeiro quarto do campeonato. Eduardo Barroca trabalha com o planejamento de terminar o turno inicial com 30 pontos. O Botafogo, até aqui, conquistou 22 - ou seja, o comandante trabalha com a meta de fazer mais oito pontos nos últimos quatro compromissos da primeira metade do torneio.

Oito dos últimos 12 pontos conquistados. Em tese, uma missão difícil, já que o Botafogo possui um aproveitamento de 48.9% no Campeonato Brasileiro, na nona posição. O Corinthians, primeiro clube no G6, está com 27. Caso o objetivo seja cumprido, o Glorioso terminará o primeiro turno com 30 pontos, que seria a melhor marca do Alvinegro desde o Brasileirão de 2013, quando a equipe terminou a primeira metade do torneio com 36 pontos.

A sequência da audaciosa meta de Eduardo Barroca começa na próxima segunda-feira, em duelo contra a Chapecoense, no Estádio Nilton Santos. Depois, o Botafogo enfrentará o Internacional, no Beira-Rio; Atlético-MG, em seus domínios; e Ceará, na Arena Castelão.

Desempenho no Botafogo até o fim do primeiro turno na década:
Brasileirão 2011 - 34 pontos (5º colocado)
Brasileirão 2012 - 28 pontos (8º colocado)
Brasileirão 2013 - 36 pontos (2º colocado)
Brasileirão 2014 - 22 pontos (14º colocado)
Brasileirão 2016 - 23 pontos (13º colocado)
Brasileirão 2017 - 25 pontos (11º colocado)
Brasileirão 2018 - 22 pontos (12º colocado)