Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barroca, sobre primeiro clássico: ‘Na minha infância isso sempre me estimulou muito’

Nascido e criado em Del Castilho, técnico do Botafogo comandará o primeiro clássico carioca neste sábado, em duelo diante do Fluminense, no Maracanã 

Eduardo Barroca vai para o seu quarto jogo comandando o Botafogo (Foto: Flavio Hopp/Lancepress!)
Escrito por

Logo após a última atividade do Botafogo de preparação para o jogo contra o Fluminense, Eduardo Barroca concedeu uma entrevista coletiva, na sala de imprensa do Estádio Nilton Santos. O treinador alvinegro não escondeu de ninguém que o seu primeiro clássico carioca como técnico será um momento "muito especial", lembrando, inclusive, de sua infância no subúrbio. 

- É um sentimento muito especial, sou um carioca de Del Castilho (Zona Norte do Rio e perto do Niltão). Na minha infância isso sempre me estimulou muito e fez a diferença para eu seguir esse caminho profissional. Mas quando começar o jogo, isso fica de lado. Estou muito feliz de trabalhar no Botafogo, dessa oportunidade, mas muito concentrado na responsabilidade que assumi.

O Botafogo soma duas vitórias nos últimos dois jogos e, com seis pontos, quer se manter na zona de classificação à Libertadores. Para isso, será fundamental que a equipe de Barroca vença um jogo do calibre como o deste sábado.

- Pensando na competição em especial, mais importante do que ganhar clássico é a chance da terceira vitória em quatro jogos. Quando começamos, deixamos claro que precisávamos dar o máximo até a pausa da Copa América. Para, aí sim, redesenhar e ganhar uma coletividade maior. Terceira vitória seria muito especial. Sabemos que é um jogo muito difícil, adversário que costuma se impor, treinador com ideia consolidada de trabalho, coletividade avançada. Temos condição de nos superar. A forma como os jogadores vem se dedicando me dá confiança - salientou o comandante alvinegro, na manhã desta sexta.

Aos 37 anos, Barroca também comentou a respeito das valências do Fluminense, recordando garotos que trabalharam com ele nos tempos de Seleção Brasileira de base. Por fim, externou onde o Glorioso e o Tricolor podem brigar na competição (confira a tabela completa aqui).

- Fluminense tem um time, apesar de jovens, com muita experiência. Alan e Caio Henrique jogaram comigo no Sul-Americano Sub-20 em 2017 no Equador... Pedro já com protagonismo nacional. Gilberto passou pela base do Botafogo. Tem aqueles formados no Fluminense que sempre foram referências a nível nacional como Calazans, Mascarenhas, Frazan, Daniel, atletas de nível de seleção na base. Vai ser um jogo difícil pelo nível dos jogadores e pela coletividade que o Flu tem já em nível avançado.

- Acho que as duas equipes se equivalem na forma, nas individualidades e nas ideias. Vai ser um duelo bom, um jogo de coragem, de equipes que querem buscar coisas grandes na competição. É a leitura que tenho. Botafogo e Fluminense podem brigar na parte de cima da competição - finalizou.

O jogo entre Botafogo e Fluminense, com mando tricolor, será realizado neste sábado, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela quarta rodada do Brasileirão.