Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fim do mistério! Botafogo anuncia Alberto Valentim como treinador

Técnico trabalhou no Palmeiras na última temporada e será apresentado nesta quarta-feira. Novo comandante foi indicação de Cuca e substitui Felipe Conceição

Valentim trabalhou ano passado no Palmeiras (Foto: Cesar Greco)
Escrito por

Três dias após a queda de Felipe Conceição, o Botafogo anunciou o que já era esperado: Alberto Valentim será o novo treinador da equipe. Aos 42 anos, ele chega por indicação de um velho conhecido do torcedor alvinegro: Cuca, que era o preferido da torcida, mas que não pôde vir porque era caro e não quer trabalhar no momento.

Alberto será apresentado nesta quarta-feira à tarde e logo em seguida comandará o primeiro treino pelo Botafogo. Nesta terça e na última segunda-feira, Bruno Lazaroni, auxiliar fixo da comissão técnica, é quem esteve à frente das atividades. O contrato é de dois anos. 

Alberto Valentim terá ao seu lado Fernando Miranda, auxiliar técnico com quem trabalhou no Palmeiras e Red Bull Brasil.  Ele tem 37 anos esteve por 22 anos no clube paulista como goleiro, preparador de goleiros e auxiliar técnico. 

Valentim e Cuca trabalharam juntos no Palmeiras de 2016, que acabou a temporada como campeão brasileiro. O novo comandante do Bota chegou ao Alviverde em 2014 para ser auxiliar técnico e foi interino por cinco oportunidades. No ano passado, substituiu o mesmo Cuca e quase levou o Palmeiras ao título brasileiro. Ele comandou o time paulistas nas últimas onze rodadas, teve seis vitórias e um empate. 

Para 2018, o Palmeiras optou por ter Roger Machado no comando, mas quis Valentim como auxiliar, mas ele rejeitou a oferta à procura de novas oportunidades. E ela chegou. Valentim foi lateral-direito e também comandou o RB Brasil no último Paulistão. Por isso, a diretoria alvinegra não o enxerga como inexperiente. 

Em suas primeiras palavras como novo técnico do Botafogo, Valentim mostrou-se feliz e prometeu retribuir a confiança que a diretoria depositou nele: 

- Dirigir o Botafogo é uma honra e estou muito feliz por isso. Chego sabendo o tamanho deste clube, da responsabilidade e, principalmente, do amor de sua torcida. Estou pronto e preparado para fazermos todos juntos um grande trabalho e retribuir toda a confiança depositada em mim. Muito obrigado pelo carinho de todos - disse, ao site oficial do Botafogo. 

Quem é Alberto Valentim ?

Depois da aposentadoria

O então lateral-direito Alberto se aposentou defendendo o Atlético-PR – clube que o projetou nacionalmente, em 2009. Após estágios na Itália – por Roma, Udinese, Juventus, Siena e Torino –, foi anunciado como assessor da presidência do Furacão em julho de 2012. No ano seguinte, passou a ser auxiliar no clube.

Palmeiras

Em janeiro de 2014, Alberto Valentim passou a ser auxiliar técnico no Palmeiras, trabalhando diretamente com o então técnico do Alviverde, Gilson Kleina.

Interino no Verdão

Foram quatro períodos como interino após as demissões de Kleina (maio de 2014), Gareca (setembro de 2014) Oswaldo de Oliveira (2015) e Marcelo Oliveira (2016).

Chance no Red Bull

Após o Palmeiras anunciar Eduardo Bapstista para 2017, Valentim foi comandar o Red Bull no Paulistão. Acabou demitido após 12 partidas.

Retorno

A pedido de Cuca, voltou a ser auxiliar do Palmeiras, em junho de 2017. E com a saída do então técnico, comandou o Alviverde em 11 jogos no Brasileirão. Clube queria mantê-lo como auxiliar, mas Valentim recusou.