Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Aluguel, visibilidade e estrutura: os motivos do ‘sim’ do Botafogo para a Copa América no Nilton Santos

Estádio do Alvinegro terá contato com a quinta competição de cunho internacional desde a sua criação; clube terá custos de locomoção arcados pela CBF

Brasil jogou um amistoso no Nilton Santos em 2017 (Foto: Reginaldo Pimenta/RawImage)
Escrito por

Foram poucas horas de negociação e conversas até que o Botafogo dissesse "sim" e aceitasse o pedido da CBF em ceder o Estádio Nilton Santos para ser uma das sedes da Copa América, que será realizada no Brasil. Mesmo que o Alvinegro tenha que buscar um novo estádio para jogar - São Januário é o plano A -, a diretoria resolveu aceitar.

O primeiro fator levado em consideração foi a visibilidade. Como a presença de público ainda é pouco provável - e, se acontecer, será em menor escala -, o estádio, que é todo caracterizado nas cores do Botafogo, estará visível a todo momento nas partidas, treinamentos e dias de duelos.

Isto sem contar com a óbvia promoção "apenas" em participar do torneio. O Estádio Nilton Santos terá contato com o quinto campeonato de cunho internacional desde a sua inauguração. Antes, a arena sediou Jogos Militares, Jogos Olímpicos, Jogos Paraolímpicos e Pan-Americano.

A parte financeira também pesou. A CBF, que entrou em contato com o Botafogo pedindo a "participação" do Nilton Santos, arcará com todos os tipos de despesa, manutenção e remodelação do estádio. O Alvinegro também ganhará dinheiro pelo aluguel nos jogos - vale lembrar que estão previstas duas partidas no local.

O gramado do Estádio Nilton Santos, atualmente desgastado pelo excesso de partidas, passará por uma mudança visando a disputa da Copa América. O plantio será melhorado para que sejam apresentadas melhores condições de jogos. O Botafogo enxerga isto com bons olhos, já que aproveitará a estrutura deixada após a competição de seleções.

Como o Glorioso terá que mudar, pelo menos, duas partidas da Série B como mandante de lugar, também será de responsabilidade da CBF cuidar disto. A entidade custeará locomoção e aluguéis para a equipe dona da arena em que o Alvinegro jogar. São Januário é o Plano A da diretoria do clube de General Severiano.