Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Abraçados: vitória prova que atletas e Barroca estão na mesma sintonia

Comemorações durante e após o triunfo sobre o Atlético-MG provam importância do técnico para manter o elenco do Botafogo focado no que ocorre nas quatro linhas

Eduardo Barroca comemora com o elenco após gol (Foto: Divulgação/Botafogo)
Escrito por

Jogo apertado. Botafogo vence o Atlético-MG, em partida válida pela 18ª rodada do Brasileirão, no Estádio Nilton Santos, por 1 a 0. Contra-ataque fulminante, Valencia encontra Alex Santana, que desloca o goleiro para dobrar a vantagem do Glorioso na partida. Eduardo Barroca abandona a área técnica e, correndo, sai para abraçar os jogadores, reunidos para comemorar o gol.

Pode parecer uma mera comemoração, mas a movimentação generalizada entre jogadores e Eduardo Barroca exemplificou como está o ambiente pelas bandas do Estádio Nilton Santos: os atletas confiam, de maneira praticamente unânime, no treinador. Após três rodadas sem vencer no Brasileiro, o Botafogo superou o problemático ambiente externo e reencontrou a rota dos resultados positivos, mantendo o 10º lugar na tabela da competição.

- A gente tem se agarrado 100% à preservação do lado esportivo. Mais uma vez eles (jogadores) conversaram comigo e pediram que, eu junto com o Anderson, fosse o elemento que mantivesse a ordem no trabalho e o lado esportivo em sua plenitude, e é isso que eu tenho feito com eles. Não posso deixar de exaltar a atitude dos jogadores mais uma vez. Encontrei um grupo de jogadores comprometidos, frontais para debater suas posições - afirmou Eduardo Barroca, em entrevista coletiva após a partida.

Insatisfeitos pela situação financeira e os dois meses de salários atrasados, os jogadores resolveram não dar entrevistas coletivas na sala de imprensa - a intenção é não expor os patrocinadores do clube. Assim como no último posicionamento de silêncio do elenco, realizado durante a Copa América, Eduardo Barroca mostrou apoio ao lado dos atletas. O comandante, inclusive, deu sua entrevista após a vitória sobre o Galo em pé, com um fundo preto. 

- Estou 100% junto com os jogadores, essa decisão de sair da sala de imprensa partiu do departamento de futebol, que eu acatei. O Anderson (Barros, gerente de futebol) o responsável pelo departamento. Todos nós estamos juntos nesse cenário que estamos passando - analisou.

Eduardo Barroca, inclusive, é um dos responsáveis por “segurar as pontas” internamente. Os jogadores estão insatisfeitos com a falta de posicionamento por parte da diretoria e, principalmente, pelo sumiço de alguns dirigentes no dia-a-dia do Estádio Nilton Santos. Neste cenário, o técnico, além de ter uma relação aberta com o elenco, é o responsável por manter a cabeça dos jogadores dentro das quatro linhas.

Em um cenário inconstante e com bastidores pegando fogo, a relação entre Eduardo Barroca e o elenco do Botafogo é o alento por dias melhores e que a temporada, apesar de todos os problemas, pode terminar em alta. O Alvinegro volta aos gramados no próximo sábado, às 21h, para enfrentar o Ceará, na Arena Castelão.