Athletico Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Retrospectiva LANCE! Em ano confuso, Athletico encerra com o bicampeonato da Sul-Americana

Furacão deu atenção as copas do calendário e conseguiu chegar em duas finais importantes

Athletico conquistou a Sul-Americana 2021 Foto: EITAN ABRAMOVICH / AFP
Escrito por

O LANCE! dá continuidade a série de retrospectiva dos clubes brasileiros ao longo de 2021 e o Athletico é o time da vez.

+ Veja no aplicativo do LANCE! o resultado dos jogos da rodada

Após terminar a última temporada sem títulos importantes, o Furacão permaneceu com o mesmo planejamento de colocar o estadual de lado e focar nas copas nacionais e continentais.

Sob o comando de Antonio Oliveira, o time iniciou o Brasileirão a pleno vapor e chegou a liderar a competição para surpresa dos torcedores.

Porém, devido a maratona de jogos e elencos curtos, o Furacão caiu de rendimento e a pressão ficou em cima da comissão técnica.

Dos bastidores, Paulo Autuori tentava acalmar o ambiente e dar respaldo a Antônio Oliveira, que segurava as críticas.

Aos trancos e barrancos, o Athletico deixou a turbulência de lado e focou na Sul-Americana, onde chegou ao mata-mata sem maiores problemas. Em paralelo, a Copa do Brasil entrou em cena e a equipe conseguiu uma vaga na semifinal.

Com os torneios em reta final e o time sem apresentar um bom futebol em campo, a diretoria decidiu pela troca no banco de reservas. Saiu Antônio Oliveira e chegou Alberto Valentim sem o apoio da torcida.

Apesar da pressão, o novo treinador surpreendeu na semifinal da Copa do Brasil e com show de Nikão eliminou o favorito Flamengo.

Decisões

Na Sul-Americana, o ídolo Nikão decidiu e o clube paranaense conquistou o bicampeonato. Já na Copa do Brasil, o Furacão não segurou o Atlético-MG e acabou com o vice-campeonato.

Destaques

Em meio conturbado, Nikão, que ainda não sabe o seu futuro para 2022, encerrou como artilheiro ao anotar 12 gols. Quem também merece um destaque é Renato Kayzer, que chegou a brilhar quando a responsabilidade bateu em sua porta.

David Terans, contratado junto ao Peñarol, mostrou-se um acerto da diretoria, que investiu pesado em sua chegada e obteve o êxito dentro das quatro linhas.

No sistema defensivo, a dupla Thiago Heleno e Pedro Henrique se notabilizaram pela regularidade e no gol Santos se consolidou como um dos principais do país.

Números na temporada: 35 vitórias, 14 empates e 27 derrotas em 76 jogos, com 94 gols marcados e 80 gols sofridos.