Aqui é Galo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sem Otero, Atlético enfrenta lanterna em busca da classificação

Vitória contra o Uberlândia assegura a terceira colocação e a classificação antecipada. Após derrota em clássico, confronto é importante para dar tranquilidade para elenco e técnico

Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG
Escrito por

Após derrota no clássico contra o Cruzeiro, o Atlético Mineiro vai em busca da classificação para os playoffs do Estadual. Caso vença o Uberlândia, fora de casa, nesta quinta-feira, às 19:15, o Galo garante a terceira posição e pode ter vantagem nas quartas de final. Cazares entra no lugar de Otero, suspenso por três cartões amarelos e Carlos desfalca o time com suspeita de lesão.

Com as vitórias da Tombense e do América, que garantiu a segunda coloção, o Atlético caiu duas posições na tabela e está na sexta colocação, com 12 pontos. Com isso, o jogo contra o Uberlândia é decisivo, caso o Galo queira se classificar em terceiro colocado e ainda garantir vantagem nas quartas de final. Se perder, o Atlético fica em uma situação mais delicada, podendo se classificar com uma campanha abaixo da média e ficando atrás de times como Tombense, Boa Esporte e Tupi.

Participante direto de sete dos 17 gols do Atlético na temporada, Otero é considerado um dos melhores jogadores do Galo no ano e tem desenvolvido papel importante desde que o técnico Thiago Larghi assumiu o comando técnico do clube. Otero não joga porque conta de acúmulos de cartão amarelo.

No seu lugar, Cazares ganha uma nova chance. Destaque em temporadas anteriores e mesmo começando o ano como titular, o equatoriano vem mostrando atuações irregulares e perdeu a titularidade para Érik. Em 2018, Cazares já fez 9 jogos e marcou dois gols. Sua melhor temporada a frente do Atlético foi em 2016, participando de 40 jogos e marcando 10 gols. O meia é a única novidade no time titular.

Carlos é outra baixa no elenco atleticano. O atacante vem sendo a principal opção para a reserva de Ricardo Oliveira e esteve no banco contra o Cruzeiro. Carlos desfalcou o treino desta quarta-feira, se queixando de dores no joelho esquerdo. Na manhã desta quinta-feira, o atacante passou por exames e espera o resultado para diagnosticar suas condições. O jovem de 18 anos, Alerrandro, ganha oportunidade entre os relacionados.

O Atlético enfrenta um Uberlândia que não vive um grande momento, mesmo vindo de uma vitória sobre o Patrocinense, por a 1 a 0, na última rodada. O clube amarga a lanterna do campeonato, com nove pontos. Nos últimos cinco jogos, foram quatro derrotas e apenas uma vitória.

Com esse cenário, o técnico Thiago Larghi tem uma boa oportunidade de rebater as críticas que seu time vem sofrendo, principalmente em seu setor ofensivo. O Atlético vem demonstrando dificuldade de propor o jogo contra times que jogam mais defensivamente. O Galo vai enfrentar um time fragilizado que, provavelmente, vai jogar do mesmo jeito que seus últimos adversários.

A expectativa é que o time apresente uma evolução que refute as críticas feitas sobre o sistema ofensivo. O time perde a técnica de Otero, mas tem Cazares um substituto de qualidade, que não compromete a mobilidade e a velocidade do ataque, composto também por Érik e Roger Guedes.

Uma derrota contra o Uberlândia, depois do revés contra o principal rival, pode criar uma clima de desconfiança e de instabilidade para o treinador, além de uma cobrança maior sobre seus atletas. Com isso, a vitória representa muito mais que a garantia da terceira colocação, garantindo também uma tranquilidade maior para a sequência do trabalho.