Aqui é Galo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Demissão de Turco: relembre cinco jogos que culminaram na saída do técnico

Más atuações no Campeonato Brasileiro e eliminação na Copa do Brasil pesaram na troca de comandante do Galo

Antonio Mohamed deixa o Galo com 69,6% de aproveitamento - Reprodução: Atlético-MG / Pedro Souza
Escrito por

Após mais de seis meses de trabalho no Atlético-MG, o técnico Turco Mohamed foi demitido pela diretoria alvinegra. Alvo de muitas críticas, especialmente pelo futebol pouco encantador que o time apresentava em campo, o treinador argentino passou por alguns jogos chaves que culminaram na sua saída. 

Antonio Mohamed teve um aproveitamento interessante no Atlético-MG. Em 45 partidas, foram 27 vitórias, 13 empates e cinco derrotas, com 69,6% de aproveitamento. Entretanto, mesmo com o saldo estatístico positivo, o treinador chegou ao seu limite com o clube mineiro por conta do futebol ruim apresentado pelo elenco campeão brasileiro e pela eliminação na Copa do Brasil. 

Atlético-MG 1x2 América-MG - 5ª rodada do Campeonato Brasileiro (07/05)

Essa foi a primeira derrota que começou a levantar dúvidas sobre o trabalho de Turco Mohamed no Atlético-MG. Antes, o time vinha de dois empates, contra Coritiba e Goiás, no Brasileirão, e precisava vencer para continuar a disputar na parte de cima da tabela. Entretanto, o que se viu foi uma atuação apagada do Atlético-MG, que perdeu para o seu rival no Independência, quebrando assim uma invencibilidade de quase um ano em Belo Horizonte.

A derrota para o América-MG na 5ª rodada do Campeonato Brasileiro já mostrava lampejos de um Galo pouco criativo, que começava a depender do brilho individual de seus principais jogadores.

Foto: Pedro Souza / Atlético

Atlético-MG 1x2 Tolima-COL - 6ª rodada da fase de grupos da Libertadores (25/5)

Neste momento, apesar de bons resultados, o time de Turco Mohamed vinha pressionado pelas dificuldades enfrentadas em confrontos contra adversários mais fracos. Na partida contra o Tolima, a vitória daria a oportunidade terminar até como segunda melhor campanha da fase de grupos da Libertadores ao time mineiro, dependendo de outros resultados.

Entretanto, o que se viu foi um Galo, novamente, pouco criativo. Com mais de 70% da posse de bola, o time de Turco teve poucas chances reais de perigo. O time saiu atrás no placar, e conseguiu empatar com Sasha apenas aos 43 minutos do segundo tempo. Entretanto, ainda sofreu um gol aos 47 minutos da etapa final, e saiu derrotado dentro de casa.

(Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

Fluminense 5x3 Atlético-MG - 10ª rodada do Campeonato Brasileiro (08/06)

Esse foi o jogo em que a pressão começou a pesar muito sobre os ombros de Turco. Após uma atuação convincente (especialmente defensivamente) contra o líder e badalado Palmeiras na 9ª rodada, o Atlético-MG atuou de forma irreconhecível no Maracanã contra o Fluminense.

O que o time de Turco apresentou no setor defensivo contra o Palmeiras foi esquecido nesta partida. O Atlético-MG sofreu cinco gols do Fluminense de Fernando Diniz, que poderiam, facilmente, terem sido mais. Apesar de ainda marcar três vezes, não restou dúvidas de que o time alvinegro mereceu a derrota, e o trabalho de Turco começou a ser questionado com muita intensidade.

(Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

Atlético-MG 1x1 Santos - 11ª rodada do Campeonato Brasileiro (11/06)

Pressionado após a má atuação contra o Fluminense, o Atlético-MG precisava se recuperar dentro de casa, e recebia um Santos instável naquele momento do Campeonato. O que poderia ser uma boa reabilitação para o Alvinegro, culminou em gritos de 'Fora Turco' no final da partida.

O Atlético-MG saiu na frente, com gol de Savinho. Apesar disso, o time criou poucas jogadas realmente perigosas ao longo do jogo, deixando sempre uma sensação de poder mais. No início do segundo tempo, o Santos teve um jogador expulso, o que colaborava ainda mais para o roteiro de recuperação do Atlético-MG. 

Entretanto, o que se viu foram poucas chances claras do Atlético-MG, mesmo com um jogador a mais. Aos 39 minutos do segundo tempo, o Santos empatou a partida após pênalti cometido por Jair. O empate foi péssimo resultado para o Atlético-MG, e os rumores da saída de Turco começaram a lampejar com maior força. 

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Flamengo 2x0 Atlético-MG - Partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil (13/07)

Este foi o jogo que ficou claro que não havia mais clima para Turco no Atlético-MG. Com a vantagem de 2x1 do confronto de ida, o Galo precisava de um empate para avançar, e uma derrota por um gol de diferença levava a decisão para os pênaltis. 

No entanto, o que se viu foi uma diferença estrondosa em relação às atuações de ambos os times. Tanto no quesito tático quanto na intensidade, o Flamengo era muito superior ao Atlético-MG. Com a derrota por dois gols de diferença e quase nenhuma chance clara de gol ao longo dos 90 minutos, o Galo foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil, e a permanência de Turco ficou inviável no time mineiro.

Pedro Souza / Atlético

Bônus: Cuiabá 1x1 Atlético-MG - 18ª rodada do Campeonato Brasileiro (21/07)

Turco Mohamed ainda durou dois jogos no cargo após a eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil. Apesar de uma atuação apagada contra o Botafogo, que o deu uma sobrevida, o time não apresentava muitos sinais de melhora.

A partida contra o Cuiabá foi a que, enfim, culminou na demissão do técnico argentino. Turco mudou a escalação, entrou com Fábio Gomes titular e teve a possibilidade de utilizar os três reforços ofensivos do Atlético-MG ao longo da partida.

Entretanto, o que se viu foi um Atlético-MG no cume da falta de criatividade. Com muita posse de bola, o Alvinegro mais sofreu chances claras de gol do que criou.

Com um gol de Alan Kardec aos 49 minutos do segundo tempo, o consenso ainda era de que o Galo mais merecia perder do que ganhar. O empate do Cuiabá, aos 54 minutos da etapa final, conferiu certa justiça à partida, e foi o gatilho para a demissão de Turco, que certamente sai com a mesma sensação que as atuações de seu Atlético-MG deixavam em campo: de que pode muito mais. 

(Foto: Pedro Souza / Atlético-MG)