Atlético Goianiense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Retrospectiva LANCE!: Atlético-GO é tímido na Sul-Americana, mas quase ‘beliscou’ vaga na Libertadores

Dragão se destacou em parte da temporada pelo bom futebol apresentado e chegou perto de ser um dos classificados a fase anterior dos grupos da Liberta

(Divulgação/Atlético-GO)
Escrito por

O ano do Atlético-GO será analisando nesta quinta-feira (30) pelo Futebol Latino/LANCE! onde um dos pontos altos foi o fato da equipe retornar a uma competição continental, a Copa Sul-Americana, algo que não ocorria no calendário do Dragão desde 2012. 

>Receba as principais notícias do esporte com o novo canal do LANCE!

Estadual: queda para o (improvável) campeão

A trajetória da equipe de Goiânia na primeira fase do estadual foi praticamente irretocável com nove vitórias e somente um empate em dez compromissos, classificando a equipe em primeiro lugar. Algo que, nas quartas de final, ficou refletido na considerável superioridade em clássico com o Goiás na classificação com direito a goleada por 3 a 0 no jogo de ida.

Porém, o que parecia ser uma caminhada de favoritismo firme para o bicampeonato acabou se tornando uma surpreendente eliminação diante do Grêmio Anápolis, clube que viria a ser o campeão. Enquanto o clube do interior venceu o encontro de ida por 1 a 0, o Atlético ganhou por 2 a 1 volta e forçou as penalidades onde o Grêmio ganhou em uma emocionante disputa por 12 a 11.

Sul-Americana: um gostinho de frustração

É fato que a simples participação do clube do Centro-Oeste na competição continental já era feito de considerável comemoração pela exposição e também pelas premiações acarretadas. Porém, diante da chave com Libertad-PAR, Newell's Old Boys-ARG e Palestino-CHI, os confrontos deixaram a sensação de que o time poderia ter avançado.

Com duas vitórias e quatro empates (sendo três deles nos confrontos disputados no Antônio Accioly), o Atlético-GO ficou a somente três pontos do time paraguaio onde, como apenas o líder da chave se classifica ao mata-mata, o Dragão acabou eliminado ainda na primeira fase.

Copa do Brasil: campanha honrosa

Vindo da primeira fase da milionária competição eliminatória, o Atlético deixou para trás Galvez-AC e Joinville antes de enfrentar o primeiro adversário mais tradicional na competição, o Corinthians. E o rubro-negro fez bonito, vencendo por 2 a 0 em plena NeoQuímica Arena e eliminando o time paulista com um 0 a 0 no Castelo do Dragão.

No entanto, enfrentando o Athletico na etapa seguinte, não houve como segurar o time que seria vice-campeão do torneio nacional. Com isso, a equipe acabou saindo do torneio ao perder por 2 a 1 como visitante e empatar por 2 a 2 nos seus domínios.

Brasileirão: por pouco, mais um feito histórico

Demonstrando um futebol de transição rápida e procurando manter seu estilo independente do adversário, o rubro-negro foi consistente ao ponto de passar perto de conseguir uma participação inédita na Libertadores. No geral, a equipe ficou em nono lugar com 53 pontos ganhos, obtendo 13 vitórias, 14 empates e 11 reveses (tendo marcado 33 tentos e sofrido 36), perdendo apenas no saldo de gols para o América-MG.