Equipe brasileira de vela disputa Copa do Mundo

Etapa de Hyères reunirá 12 dos 15 velejadores garantidos no Rio

Fernanda e Ana
Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan competem na classe 470 (Foto: Fred Hoffmann/ CBVela)

Escrito por

Pela última vez antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto, a equipe brasileira de vela estará reunida para uma competição. A partir desta quarta-feira (27/4), a cem dias da cerimônia de abertura olímpica, 12 dos 15 velejadores brasileiros classificados para o maior evento esportivo do planeta vão participar da tradicional etapa de Hyères (França) da Copa do Mundo. A disputa vai até domingo, quando serão realizadas as regatas da medalha.

Dos classificados para os Jogos Olímpicos estão em Hyères três atletas da Equipe Furnas: Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan (470 feminina) e Ricardo Winicki, o Bimba (RS:X masculina). Outros garantidos no Rio que vão disputar a Copa do Mundo são Martine Grael e Kahena Kunze (classe 49erFX); Marco Grael e Gabriel Borges (49er); Jorge Zarif (Finn); Fernanda Decnop (Laser Radial); Samuel Albrecht e Isabel Swan (Nacra 17); e Patricia Freitas (RS:X feminina). Além deles, o Brasil terá Bruna Martinelli na RS:X feminina.

Bicampeão olímpico, Robert Scheidt optou por não disputar a etapa de Hyères para focar na preparação para o Mundial de Laser, entre os dias 12 e 18 de maio, no México. Na 470 masculina, Henrique Haddad e Bruno Bethlem também não vão competir. A dupla preferiu ficar no Rio de Janeiro treinando na Baía de Guanabara, palco da vela nos Jogos Olímpicos.

- A etapa de Hyères da Copa do Mundo será nossa última competição internacional antes dos Jogos Olímpicos. Estamos em fase final de treinamentos técnicos e definição de equipamentos. É uma etapa tradicional da Copa do Mundo e teremos todas as nossas adversárias também em ajustes finais - afirmou Fernanda Oliveira, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, na classe 470 feminina ao lado de Isabel Swan.

Em 2013, Fernanda e Ana ficaram com a medalha de ouro na etapa de Hyères da Copa do Mundo.

- Para nós, competir em Hyères fechando nosso ciclo antes dos Jogos Olímpicos será especial, pois foi onde ganhamos duas medalhas de ouro. Daremos o nosso melhor, procurando repetir nossos resultados dos últimos meses - disse Fernanda.

Na atual temporada, Fernanda e Ana foram ao pódio em quatro das cinco competições que disputaram.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter