Vôlei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sete duplas brasileiras disputam a etapa de Xiamen do Circuito Mundial

País tem seis times já garantidos na fase de grupos; medalhista olímpica Juliana e sua parceira Andressa buscam vaga no classificatório. Competição começa nesta quarta-feira<br>

Fernanda Berti e Bárbara Seixas foram campeãs da etapa de Xiamen em 2017 (Divulgaçã
Escrito por

Sete duplas brasileiras disputam a partir desta quarta-feira a etapa de Xiamen, na China, do Circuito Mundial de vôlei de praia, terceiro torneio quatro estrelas da temporada. Seis parcerias já estão garantidas na fase de grupos, e Juliana e Andressa buscarão vaga no classificatório.

Os times campeões em Xiamen recebem 800 pontos no ranking geral e cerca de R$ 68 mil em prêmios. Ao todo são 150 mil dólares em premiação às duplas participantes.

No naipe feminino, já estão classificadas pela posição no ranking de entradas Ágatha/Duda (PR/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ) e Taiana/Carol Horta (CE), que entram em ação a partir de quinta-feira. Já Juliana e Andressa (CE/PB) terão que disputar o classificatório, e em caso de vitória, se juntam aos demais times na fase de grupos.

Carol Solberg, que no início deste mês conquistou a temporada do Circuito Brasileiro Open 17/18 em Aracaju (SE), comentou a expectativa para a etapa chinesa nesta semana.

- As etapas na China sempre têm a questão da viagem, que é bastante longa. Encaramos uma maratona, um dos voos mais longos que já fiz, mas chegamos bem, conseguimos treinar e estamos muito animadas. Ter sido campeã brasileira foi muito bacana, mas já passou, não muda nada dentro de quadra. Agora estamos muito focadas no Circuito Mundial, pensando jogo a jogo, torneio a torneio. Sabemos que cada evento conta muito e vamos dar nosso máximo - analisou a parceira de Maria Elisa.

Entre os homens o Brasil será representado por Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Álvaro/Saymon (PB/MS) e Vitor Felipe/Guto (PB/RJ). Os últimos chegam embalados pelo ouro na etapa da Argentina do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2018, onde garantiram o título da temporada para o Brasil. Vitor Felipe analisou o desafio.

- Saímos direto da etapa da Argentina para o Circuito Mundial. Nessas horas é preciso deixar o cansaço um pouco de lado, buscar se adaptar ao fuso horário, ao clima, e entrar com a concentração alta. Estamos treinando duro e buscando evoluir. O nível está muito alto e temos que encarar toda partida como algo decisivo - declarou.

O sistema de disputa acontece com os 32 times de cada naipe divididos em oito grupos de quatro duplas. Os primeiros colocados de cada chave após a fase de grupos vão direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. Desta fase em diante, a competição segue em formato eliminatório simples até as disputas de medalha.

Esta será a sexta vez que a cidade de Xiamen recebe uma etapa do Circuito Mundial, estando presente no tour seguidamente desde 2013. O Brasil soma quatro medalhas, sendo três de ouro, com Alison/Vitor Felipe, em 2013, Juliana/Maria Elisa, em 2014, e Fernanda Berti/Bárbara Seixas, em 2017. A prata foi conquistada por Talita/Taiana, em 2013.

Os times brasileiros somam até aqui três medalhas no Circuito Mundial 2018, sendo um ouro (Fernanda Berti/Bárbara Seixas) e duas pratas (Carol Horta/Taiana e Carol Solberg/Maria Elisa).