Vôlei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vôlei de Praia: Brasileiros avançam à fase de grupos no Circuito Mundial

Duda/Elize Maia e Ricardo/André Stein venceram jogos pelo qualificatório e Brasil terá oito representantes no Grand Slam de Moscou, na Rússia 

Elize Maia e Duda comemoram vitória no qualificatório (Foto:Divulgação/FIVB)
Escrito por

O Brasil terá oito duplas na fase de grupos do Grand Slam de Moscou, etapa do Circuito Mundial 2016. Ricardo/André Stein (BA/ES), estreando a parceria, e Duda/Elize Maia (SE/ES) venceram seus jogos pelo qualificatório nesta testa terça-feira e entraram na disputa por medalhas. As quatro duplas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio também estão na disputa.

Duda e Elize Maia precisaram entrar em quadra apenas uma vez para garantirem a vaga à fase de grupos. Bem ranqueadas, as brasileiras passaram da primeira rodada por bye. Na sequência, superaram as tailandesas Numwong/Hongpak por 2 sets a 0, com parciais de: 21/14 e 21/14. A capixaba analisou o duelo que teve duração de apenas 28 minutos:

- Enfrentamos uma dupla que não conhecíamos. Mas estudamos bem, assistimos ao vídeo do primeiro jogo delas no qualificatório e conseguimos impor nosso ritmo desde o início. Foi um bom cruzamento para nossa estreia aqui na Rússia, agora vamos nos concentrar para a fase de grupos - disse Elize Maia, complementando:

- Viemos para Moscou quase uma semana antes de o torneio começar para nos adaptarmos ao fuso horário e à baixa temperatura. Já entrar no clima da competição no próprio local ajuda muito. Adaptamos a parte física durante a semana e deu certo. Hoje foi um dia ótimo para jogar, um dos menos frios por aqui, sem chuva ou vento forte - comentou.

Estreando parceria, Ricardo e André Stein tiveram dois jogos para confirmarem a vaga. Venceram na primeira rodada os letões Ivanovs/Sorokins, com parciais de 21/12 e  21/15, em 32 minutos de jogo. Mais tarde, superaram os experientes austríacos Huber/Seidl por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/16, em 34 minutos.

Guto e Saymon, que no último sábado conquistaram o ouro no Open de Cincinnati, acabaram eliminados. Eles venceram a primeira partida do qualificatório por 2 sets a 1 contra os búlgaros Bogatov/Hudyakov. Na rodada seguinte, porém, acabaram superados pelos letões Plavins, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, e seu atual parceiro Regza: 2 sets a 0.

Os jogos da fase de grupos começam nesta quarta-feira, com 32 times (em cada naipe) divididos em oito grupos de quatro duplas. Elas jogam entre si com os primeiros colocados indo direto às oitavas de final. Segundos e terceiros de cada chave disputam uma rodada eliminatória a mais, a repescagem (Round 1).

O Brasil lidera o quadro de medalhas na Rússia. São 16 medalhas entre os homens (seis de ouro, cinco de prata e cinco bronzes) e 15 entre as mulheres (seis de ouro, cinco de prata e quatro de bronze).