Vôlei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Duda é eleita melhor jogadora ofensiva pelo segundo ano seguido

Sergipana de 21 anos venceu eleição em votação realizada por atletas e treinadores<br>

Duda foi a melhor atacante do Circuito Mundial 2019 (Foto: Divulgação/FIVB)
Escrito por

Classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 ao lado de Ágatha, Duda foi eleita a melhor jogadora ofensiva do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. A premiação foi divulgada nesta terça-feira pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), em votação realizada entre os próprios atletas e treinadores que participam da disputa internacional ao longo da temporada.

Duda venceu a categoria de melhor jogadora ofensiva pelo segundo ano seguido. Em 2018, ela também foi eleita melhor jogadora do Circuito Mundial e dona do melhor ataque. Nesta temporada, porém, a FIVB está divulgando as premiações ao longo de toda semana, com o balanço final sendo conhecido somente no domingo. 

– É sempre uma felicidade receber um prêmio, ser reconhecida. Ser eleita a melhor atacante pelo segundo ano consecutivo é a prova de que todo o trabalho feito está valendo a pena. Eu amo defender e contra-atacar. É muito gostoso você se esforçar para defender uma bola e depois conseguir o ponto no contra-ataque. Sou defensora, mas amo demais 'virar bola'. Acho que por essa vontade que tenho em atacar, consegui melhorar cada dia mais neste fundamento, é um trabalho muito bem feito pela minha comissão técnica – destacou.

Com apenas 21 anos, Duda já soma cinco premiações individuais do Circuito Mundial. Além das honrarias conquistadas em 2018 e 2019 (veja todas abaixo), ela já havia sido escolhida a novata da temporada em 2016.

A dupla Ágatha/Duda venceu 47 dos 64 jogos que disputou na temporada 2019 do Circuito Mundial, com um aproveitamento de 73,4%, garantindo uma das vagas aos Jogos Olímpicos de 2020 - a outra vaga ficou com Ana Patrícia/Rebecca. Elas conquistaram dois ouros, nas etapas de Ostrava (República Tcheca) e Tóquio (Japão), uma prata na etapa de Roma (Itália) e dois bronzes, em Viena (Áustria) e Varsóvia (Polônia).

O Brasil é o país com maior número de premiações individuais de pós-temporada: 120 com a categoria vencida por Duda nesta terça-feira. Ao todo, 23 atletas diferentes já receberam alguma premiação. Ainda nesta semana serão divulgadas as seguintes categorias: melhor jogadora da temporada, melhor saque, melhor levantamento, melhor defesa, melhor bloqueio e jogadora mais divertida do tour.