Vôlei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Caloura em final, americana do Praia tem teste de fogo por volta à seleção

Arma do Dentil/Praia Clube, Alix disputa sua primeira decisão do torneio e sonha com Jogos Olímpicos. Equipe de Uberlândia tenta título inédito contra o decacampeão Rexona-Ades

Alix Klineman (ao centro) é a maior pontuadora da Superliga feminina (Foto: Divulgação/CBV)
Escrito por

A responsabilidade da americana Alix Klineman ao desembarcar no Brasil em setembro do ano passado era dupla. Contratação de peso do Dentil/Praia Clube, que hoje disputa pela primeira vez uma final de Superliga feminina, ela tinha de fazer valer o investimento. Ao mesmo tempo, precisava agradar ao técnico da seleção dos Estados Unidos, Karch Kiraly.

É provável que o ex-jogador esteja atento à decisão contra o Rexona-Ades, neste domingo, às 9h, em Brasília, para saber se a ponteira de 1,95m manterá o embalo. Ela deixou todas as brasileiras para trás na conta das maiores pontuadoras do campeonato. Foram 438 acertos, 59 a mais do que a segunda colocada, a ponteira Natália, do time carioca.

– Estou mais confiante como jogadora. Quando cheguei, sabia que era uma competição dura, mas não imaginava como seria. Tenho muito orgulho do que fizemos e do meu desempenho. Trabalhamos forte, e a vitória na semifinal (contra o Minas) deu forças – falou Alix ao LANCE!.

"Quando cheguei, sabia que era uma competição dura, mas não imaginava como seria. Tenho muito orgulho do que fizemos e do meu desempenho. Trabalhamos forte, e a vitória na semifinal nos deu forças" - Alix

O bom desempenho não ilude a atacante. Ela sabe que a concorrência na seleção americana para a Rio-2016 é forte. Tanto que ficou fora do elenco que obteve a classificação olímpica, em janeiro deste ano. Em 2015, a atleta chegou a ser convocada para alguns campeonatos.

– Meu maior objetivo é disputar os Jogos Olímpicos, sem dúvidas. O time é muito forte atualmente. É difícil, mas tenho a sorte de ter feito parte do programa do país e treinado com a seleção – disse a atleta.

Kiraly é referência para a americana, formada pela Universidade de Stanford. Não só pelo que faz na equipe, mas pela contribuição ao desenvolvimento da modalidade. Ela, que começou no vôlei de praia, mas mudou para a quadra para poder aliar o esporte a uma bolsa de estudos gratuita, reconhece a diferença cultural entre as nações favoritas à medalha de ouro em agosto:

– Kiraly é muito competitivo e criou um ambiente favorável. O sistema adotado por ele vem funcionando. Mas lá o esporte não é popular como aqui. Dou praticamente zero entrevistas nos EUA (risos).

Alix vibra em partida da Superliga (Foto: Divulgação)

Rexona e Praia Clube fizeram, respectivamente, as duas melhores campanhas da primeira fase da Superliga. Enquanto o time do Rio de Janeiro busca o 11º título, a equipe de Uberlândia tenta um feito inédito.

QUEM É ELA

Nome
Alexandra Rose Klineman (26 anos)

Nascimento
30/12/1989, em Manhattan Beach (EUA)

Peso e altura
1,95m e 78kg

Maiores conquistas
Bronze no Pan de Guadalajara-2011 e Ouro na Copa P.Americana-2015.