Vôlei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil luta, mas perde para a Polônia no tie-break pela Liga das Nações

Seleção saiu atrás (2 a 0), buscou o empate, mas não manteve o ritmo no set decisivo

Tentativa de levantamento de Roberta (FIVB Divulgação)
Escrito por

A Seleção Brasileira feminina perdeu pela segunda vez na Liga das Nações de vôlei. Nesta quarta-feira, revés sofrido diante da Polônia por 3 sets a 2, parciais de 25-20, 25-22, 26-28, 18-25 e 15-9.

Um jogo com muitos altos e baixos das duas equipes. Uma gangorra de emoções, que também mostrou uma instabilidade técnica muito grande de ambos os lados.

Dá para chamar de surpreendente o domínio polonês no início partida. E boa parte deve ser creditada à atuação muito abaixo do normal do ataque brasileiro.

A dificuldade para rodar as bolas começou da metade do primeiro set. Gabi, principal pontuadora do Brasil na VNL, não conseguiu ser o desafogo como em outras ocasiões. A troca de Paula Borgo por Lorenne na saída de rede não funcionou. Tainara, novidade na escalação titular, não conseguia passar pelo bloqueio polonês e foi substituída ainda no set inicial por Amanda. José Roberto Guimarães ainda mexeu no meio de rede (Mayany na vaga de Mara) e no levantamento (Roberta no lugar de Macris).

A pontuação no bloqueio também ajuda a explicar a ineficiência do ataque brasileiro. Foram 16 pontos da Polônia no block. Quando o Brasil tentou enfrentar as altas adversárias o resultado se deu muito mal. A central Kakolewska, por exemplo, terminou o jogo com sete pontos de bloqueios.

O melhor momento do time de Zé Roberto aconteceu na metade em diante do terceiro e quarto sets. Depois de ficar em desvantagem de 8 a 3 no terceiro, o Brasil reagiu, demonstrando espírito de luta, já que tecnicamente deixava a desejar. Individualmente o destaque fica com Bia, que iniciou a reação na parcial. Tainara e Paula Borgo também vieram bem do banco. O time chegou a ter 24 a 21, mas viu a Polônia virar e ter o match point com Smarzek. Mas ela errou o ataque que fecharia o jogo em 26 a 24 e logo depois a Seleção sacramentou um suado triunfo por 27 a 25.

No quarto, a equipe europeia voltou a abrir frente no início: 5 a 1. E a oscilação de parte a parte fez o Brasil não só virar, como dominar da metade em diante.

Quando a Seleção Brasileira parecia ter o domínio das ações, a Polônia voltou com tudo no tie-break. Abriu 5 a 1, aumentou para 10 a 4 e conseguiu fechar a partida em 3 a 2. Smarzek terminou o duelo com 28 pontos. Pelo Brasil Bia anotou 16.

O resultado deixa a Seleção Brasileira fora da zona de classificação para as finais. Confira aqui a posição das 16 participantes da VNL.

Nesta quinta-feira, o Brasil encerra a participação na segunda semana da Liga das Nações, em Apeldoorn, na Holanda, contra a Bulgária, lanterna da competição com quatro derrotas em quatro compromissos até aqui.