Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Zé Ricardo deixa Vasco para assumir clube que luta contra o rebaixamento no Campeonato Japonês

Shimizu S-Pulse acumula maus resultados e demissões de técnicos nos últimos anos

Zé Ricardo vai ter de apagar um incêndio em sua nova equipe, no Japão (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

O Shimizu S-Pulse será o destino de Zé Ricardo, que (5) acertou a saída do Vasco neste domingo em meio à disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. No futebol asiático, contudo, o treinador não deverá ter vida mais fácil que o desafio de levar o Cruz-Maltino de volta à elite do futebol nacional: seu novo time está na luta para escapar do rebaixamento no Campeonato Japonês.


Disputada em pontos corridos, a J-League - como se chama a liga nipônica - tem 16 rodadas jogadas até agora. E o S-Pulse, conhecido pela época notória da competição em terras brasileiras, tem uma trajetória decepcionante: venceu apenas dois jogos, com sete empates e sete derrotas. São cinco jornadas sem vitórias.

Pogba, Bale… Listamos 15 medalhões que vão trocar de clube, mas estão sem destino certo

Atualmente o clube ocupa a 16ª colocação, com 13 pontos. Essa posição o leva à disputa de uma repescagem contra representantes da segunda divisão que não conseguiram o acesso imediato.

A temporada como um todo não tem sido fácil para o S-Pulse. Na J-League Cup, espécie de Copa da Liga, venceu só duas em seis jogos disputados.

Com ídolos brasileiros como Djalminha, ex-Flamengo e Palmeiras, e Araújo, atacante ex-Fluminense, o S-Pulse também não é conhecido no Japão como um lugar estável para técnicos. Trocou seis vezes de comandante em quatro anos. Zé Ricardo é o terceiro estrangeiro da lista, que teve o australiano Peter Cklamovski e o espanhol Miguel Ángel Lotina antes na lista.

Lotina teve um pífio desempenho na reta final da J-League do ano passado, quando o time despencou da luta por uma vaga na Liga dos Campeões da Ásia para a quase zona da repescagem, a mesma atual.

Acabou substituído ao término da temporada por Hiroaki Hiraoka, ex-zagueiro da seleção japonesa, que foi demitido na última segunda-feira (29/5), após derrota do S-Pulse para o rival Kashiwa Reysol por 3 a 1.

Na sua nova casa Zé Ricardo poderá contar com diversos brasileiros: o zagueiro Valdo, ex-Ceará, os meias Ronaldo (revelação das categorias de base do Flamengo) e Renato Augusto (revelação do Palmeiras), e os atacantes Thiago Santana (ex-Internacional) e Carlinhos Júnior, ex-Paraná, principal ídolo da torcida.

O tempo de contrato firmado entre Zé Ricardo e o S-Pulse ainda não foi divulgado. A imprensa japonesa, por exemplo, ainda especulava nesta manhã nomes que poderiam assumir a equipe.

TABELA
> Confira jogos, classificação e simule resultados da Série B-22
>Conheça o novo aplicativo de resultados do L!