Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Versatilidade de reforços pode ser trunfo para Milton Mendes no Vasco

Entusiasta de variações táticas durante as partidas, treinador cruz-maltino ganha em seu elenco para a temporada Bruno Paulista e Ramon, que jogam em mais de uma posição

(Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Escrito por

O técnico Milton Mendes é um entusiasta das questões táticas, e desde que chegou ao Vasco costuma dizer muito em entrevistas o quanto gosta que sua equipe faça variações no esquema durante a partida em determinadas situações. Por isso, a chegada de Bruno Paulista e Ramon tem tudo para ajudar em seu trabalho. Isso porque o volante e o lateral-esquerdo são atletas versáteis e podem atuar em outras posições. 

Aos 29 anos, Ramon diz que retorna ao Cruz-Maltino mais maduro e calmo. Além disso, o jogador contou que evoluiu na parte técnica, tática e vive o seu auge físico após passagem na Europa. No futebol turco, ele passou a atuar no meio-campo e principalmente como ponta. Por isso, se colocou à disposição de Milton Mendes para jogar assim no Vasco, mas fez questão de ressaltar que prefere a sua posição de origem, que é a lateral esquerda.

- No meu último ano no Besiktas eu atuei muito como ponta. No Antalyaspor eu passei a jogar assim também, como extremo. É uma posição que já conversei com o Milton que posso ajudar. Claro que minha posição é a lateral e essa que quero jogar. Mas esse é um leque que se abriu e eu posso ajudar por já ter atuado na posição. Já joguei de segundo volante também - disse Ramon.

Assim, Milton Mendes pode fazer pela esquerda, com Ramon e Henrique, a mesma coisa que faz pelo lado direito, quando utiliza Gilberto e Pikachu mais avançado como ponta. Contra a Chapecoense, o técnico até tentou fazer isso colocando Alan. Porém, o jovem não rendeu o esperado mais à frente e acabou substituído ainda na primeira etapa.

Bruno Paulista também tem a versatilidade como trunfo. O jovem de 21 anos começou a carreira no Bahia como segundo volante. No entanto, quando se transferiu para o Sporting, de Portugal, passou a atuar como primeiro homem do meio-campo, posição em que prefere atuar no momento. No entanto, ele se colocou à disposição de Milton Mendes para jogar em qualquer uma das duas funções. 

Com bom porte físico, com 1,90 de altura, Bruno chegou até a treinar como zagueiro no Vasco, na época de Cristovão Borges e quando o time tinha poucos jogadores para o setor. Essa pode ser até mais uma possibilidade para Milton, que já testou durante os treinos o esquema 3-6-1, com um volante atuando na defesa.

Com isso, os nomes contratados pelo Vasco parecem cair como uma luva na proposta de Milton Mendes de adaptar a equipe as diversas nuances da partida. Assim, fica mais fácil para o treinador promover variações na formação do time.