Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Veja o balanço do Vasco este ano e o que precisa evoluir para o Brasileirão

Neste início de temporada, time acumula eliminações, tem atuações ruins e troca de técnico. Chegada de Milton Mendes, com título da Taça Rio, dá esperança para evolução

 (Foto:AFP)
Escrito por

O balanço deste início de temporada do Vasco não é positivo. Nos primeiros quatro meses do ano, o time acumulou eliminações, fez apresentações que deixaram a desejar e já trocou de técnico. A chegada de Milton Mendes dá esperança, já que a equipe conseguiu evoluir e ficou com o título da Taça Rio. No entanto, é preciso crescer e elevar o nível das atuações para o Cruz-Maltino não passar aperto na elite do futebol brasileiro.

Um grande problema do time ficou evidente logo nas primeiras partidas: o sistema defensivo. Com pouca pegada na marcação no meio-campo, já que o elenco não tinha à disposição um primeiro volante, a zaga ficava exposta. Com isso, o Vasco foi goleado por 4 a 1 pelo Corinthians, na Florida Cup, e pelo Fluminense por 3 a 0, na estreia do Carioca. O setor melhorou com Milton Mendes. Até o momento, o Cruz-Maltino levou 22 gols em 22 jogos.

Outra deficiência está na frente, já que o time pouco balança as redes, apenas 25 gols marcados. É o pior ataque entre as equipes da Séria A do Brasileirão. Muito por conta da faltaria de pontaria dos homens na frente e também da dificuldade na criação das jogadas. O meia Nenê segue sobrecarregado nessa função. Com essa dependência, quando o camisa 10 está bem marcado, o Vasco não consegue criar muito perigo aos adversários.

Eliminações

Sem grandes atuações e tropeçando, o Vasco chegou à semifinal da Taça Guanabara para enfrentar o Flamengo. Precisando vencer para avançar, o Cruz-Maltino pouco fez contra o rival e ainda acabou eliminando ao perder por 1 a 0, com gol de Diego em cobrança de pênalti.

O time teve o mesmo destino ainda na terceira fase da Copa do Brasil, quando teve o Vitória pela frente. Na partida de ida, mesmo atuando em São Januário e com um jogador a mais todo o segundo tempo, o Vasco só conseguiu arrancar um empate em 1 a 1 nos acréscimos com gol de pênalti de Nenê. Na volta, a equipe voltou a jogar mal e foi derrotada por 1 a 0.

A terceira eliminação aconteceu contra o Fluminense, pela semifinal do Carioca. Assim como aconteceu na estreia da competição, o Vasco foi dominado pelo Tricolor e foi goleado por 3 a 0. Assim, deu adeus a chance de buscar o tricampeonato estadual e entrou em um período de três semanas sem jogos oficiais, já que agora só tem o Brasileirão para disputar.

Destaques positivos

O principal ponto positivo neste início de ano foi a contratação de Milton Mendes. Estudioso de questões táticas e disciplinador, o técnico em pouco tempo deu outra cara ao time. Organizou a equipe e consertou o sistema defensivo, que passou a levar menos gols e dar tantos sustos.

Quem mais jogou da equipe neste período foi o volante Douglas. O jovem, de apenas 18 anos, vem crescendo nesta temporada e se consolidou como um dos destaques com grandes atuações. Além de fazer seu papel na marcação, o meio-campista procura sempre sair jogando, aparece em todos os lados do campo e ainda chega como elemento surpresa na frente. Assim, ele já anotou dois gols.

Outro jovem que vem jogando bem é Guilherme Costa. Depois de alguns empréstimos, o meia passou a ter oportunidades no time nesta temporada e aproveitou muito bem. Foi titular em alguns jogos com Cristovão Borges, voltou para o banco, depois se machucou, mas já ganhou nova oportunidade com Milton, que vem elogiando o garoto.

Dos reforços, o que melhor vem jogando é Jean. O primeiro volante supriu uma carência no elenco, entrou na equipe titular e não saiu mais. Com muita raça e entrega dentro de campo, rapidamente caiu nas graças da torcida. Ele foi peça importante para melhorar o sistema defensivo, já que deu uma proteção maior para a zaga. O meio-campista é o maior ladrão de bolas do Carioca até o momento.

Outro ponto positivo está no gol. Unanimidade em São Januário, Martin Silva segue em ótima fase e salvou muito o Vasco neste início de ano com grandes defesas, como na semifinal e final da Taça Rio contra Flamengo e Botafogo.

Conquista da Taça Rio

O título da Taça Rio foi o fator mais positivo do Cruz-Maltino neste começo de ano. Ele coroou o crescimento do time com Milton Mendes. O treinador assumiu o time na terceira rodada do segundo turno, com apenas dois pontos. Em pouco tempo conseguiu uma evolução grande e chegou a conquista sem perder, com quatro vitórias e dois empates. Neste período, a defesa levou apenas dois gols.

Em dívida

Contratado para ser o técnico do Vasco nesta temporada, Cristovão Borges não conseguiu fazer a equipe jogar em momento nenhum. Sem dar um padrão para o time, o treinador ainda inventou algumas coisas que não deram certo, como a improvisação de Evander como volante. Acabou demitido após eliminação para o Vitória.

O atacante Luis Fabiano chegou com status de maior reforço para o ano e com grande festa da torcida. Porém, ainda não correspondeu a expectativa neste início de sua passagem no Cruz-Maltino. Em oito jogos, o Fabuloso só fez um gol, que saiu no último minuto da final do segundo turno do Carioca contra o Botafogo.

Outros reforços que não renderam o esperado foram Wagner e Kelvin. O meio-campista chegou fora de forma, sem atuar há muito tempo e ainda conviveu com lesões que o atrapalharam a atingir o seu melhor nível. Já o atacante até animou no começo com dribles e o entrosamento com Gilberto, mas depois caiu de produção e se mostrou pouco efetivo na frente.

Mudanças para o Brasileirão

Levando em conta o futebol apresentado até agora, o Cruz-Maltino precisa melhorar o nível de atuações para o Campeonato Brasileiro. Milton Mendes já conseguiu dar um jeito na zaga e deixar a equipe mais organizada, o que já são avanços para um começo de trabalho.

Agora, o treinador tem a missão de ajustar o sistema de criação e o ataque.  O time não pode ficar tão dependente de Nenê. O camisa 10 e os meias pelas pontas precisam se aproximar mais de Luis Fabiano, que às vezes fica muito isolado na frente. Além disso, os homens do ataque precisam calibrar mais a pontaria. Com mais tempo para treinar neste período sem jogos, a expectativa é que Milton consiga também fazer o time evoluir nesses quesitos.

O Vasco também precisa de reforços. O elenco conta apenas com três zagueiros: Rodrigo, Rafael Marques e Jomar. Porém, o ex-capitão pode deixar o clube nos próximos dias. Para o setor, o clube avançou nas negociações por Anderson Martins e deve promover o jovem Ricardo, de 19 anos.

Sem muitos recursos para contratar, a base pode render opções para Milton Mendes compor o grupo. O técnico vem acompanhando o sub-20 e elogiou o trabalho dos meninos.