Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vasco recebe resposta do Governo sobre Maracanã e prepara estratégia para tomar medidas

Prazo do Termo de Permissão concedido à dupla Fla-Flu se encerra no final de abril

Vasco quer administrar o Maracanã em parceria com a WTorre e Legends (Foto: Daniel RAMALHO/CRVG)
Escrito por

O Governo do Estado do Rio de Janeiro respondeu os questionamentos feitos pelo Vasco no início do mês. No documento, o Cruz-Maltino enviou sete perguntas sobre a atual cessão para Flamengo e Fluminense.

+ Vasco ganha mais argumentos na disputa pela administração do Maracanã

O Governo foi categórico e afirmou que os questionamentos estão sendo discutidos no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). A informação foi publicada primeiramente pelo "ge" e confirmada pelo LANCE!.

- Todas as questões relativas ao processo de concessão onerosa do Complexo Maracanã estão sendo discutidas e tratadas no âmbito do Processo TCE/RJ. Nesse contexto, cabe a todo e qualquer interessado no processo acompanhar o trâmite e aguardar decisão meritória a ser proferida pela Corte de Contas - disse o Governo.

Segundo informações apuradas pelo LANCE!, o Vasco não vai se posicionar no momento sobre o assunto. Mas internamente, o clube já prepara uma estratégia para tomar as medidas cabíveis. Isso porque o prazo do "Termo de Permissão de Uso em Caráter Precário" se encerra no final de abril.

Na última sexta-feira, o L! noticiou que o Vasco esperava que a resposta do Governo do Rio não fosse satisfatória - relembre aqui.

RELEMBRE AS PERGUNTAS FEITAS AO GOVERNO DO RIO PELO VASCO:
- Por qual motivo nenhum outro interessado (seja ele clube de futebol ou não) é devidamente considerado, ouvido ou beneficiado por semelhante TPU?

- Por quais razões as seguidas renovações em favor de apenas Flamengo e Fluminense (que, por mera coincidência, são dois dos maiores rivais desportivos do Vasco da Gama), por quatro anos (de 2019 a 2022), são concedidas sem justificativas públicas satisfatórias para outros eventuais interessados e sob caráter emergencial?

- Qual a justificativa para que após o primeiro Chamamento Público de interessados no TPU do Complexo Maracanã, publicado no Diário Oficial do Estado em abril/2019, nenhum outro Chamamento Público tenha sido lançado para as 6 (seis) renovações subsequentes?

- Por quais motivos, até o presente momento, a Secretaria da Casa Civil não cumpriu todos os requisitos necessários exigidos pelo TCE/RJ para que fosse levantada a suspensão imposta ao procedimento licitatório do Edital de Concorrência Pública 002/2022?

- Quais as justificativas para o atraso de mais de 4 (quatro) meses na tomada de soluções definitivas com o objetivo de reabrir o procedimento licitatório e dar fim à utilização precária, por meio de TPU, do Complexo do Maracanã?

- Qual a previsão para que sejam cumpridos todos os requisitos em tempo hábil a fim de evitar as seguidas - e injustificadas - renovações do TPU?

- A Secretaria da Cada Civil trabalha com a possibilidade de retornar a operação e administração do Complexo Maracanã para a SUDERJ, temporariamente, até que a Concorrência Pública seja concluída?

Governador Cláudio Castro em reunião com dirigentes dos clubes do Rio (Foto: Joel Silva/LANCE!)

O Vasco quer administrar o Maracanã em parceria com a WTorre e a Legends. Em outubro do ano passado, o processo de concessão foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio após irregularidades serem encontradas no edital.

Com o prazo para a Flamengo e Fluminense chegando ao fim, o Governo do Rio renovou por seis meses a permissão provisória. Desde então, a tensão e o desgaste entre Vasco e o governador só aumentam.