Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vasco entra nas fases decisivas do rito da SAF; entenda o que falta para selar acordo com a 777 Partners

Reunião do Conselho Deliberativo acontece nesta quarta para analisar o contrato e os pareceres. Clube carioca corre contra o tempo para agilizar processo ainda nesta janela

Vasco tem mais duas etapas para finalizar acordo com a 777 Partners (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

Em meio ao momento de instabilidade em campo, o Vasco convive com a expectativa de, enfim, concretizar a venda de 70% de sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para a 777 Partners. Nesta quarta, o clube passará pela terceira fase do rito: mais uma reunião do Conselho Deliberativo, desta vez, para analisar o contrato com a empresa e os pareceres divulgados.

Na última segunda-feira, o Cruz-Maltino conseguiu uma liminar, que derrubou a ação que bloqueava o andamento do rito. A alegação era que o clube precisava mostrar detalhes do contrato com a empresa pela lisura da Defesa do Consumidor. O movimento atrasou um pouco o planejamento da direção, mas a solução foi comemorada.

+ Confira e simule a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

A desembargadora Fernanda Fernandes Coelho Arrabida Paes afirmou que a ação é totalmente descabida porque o Código do Consumidor não se aplica ao caso. A magistrada também citou que no Estatuto Social do clube há dispositivos claros que permitem a constituição da SAF.

Outro ponto importante da decisão judicial é que a desembargadora frisou que a liminar pode gerar "dano grave de difícil reparação ao processo da SAF vascaína". Existem prazos a serem cumpridos, e o clube pretende agilizar o rito para se aproveitar ainda da janela que ficará aberta até 15 de agosto.

Cabe ressaltar que o processo ficou parado desde o último dia 14 por conta da liminar assinada pelo juiz Luiz Alberto Carvalho Alves, da 3ª Vara Empresarial. Depois da vitória na justiça, o Vasco agendou para esta quarta a reunião do Conselho Deliberativo, na Sede Náutica da Lagoa, às 19h30 - em mais uma etapa importante - a penúltima antes de selar o acordo.

+ Após frustração com Maurício Souza, Vasco irá adotar cautela e ouvir a 777 na escolha do próximo treinador

Ela terá o intuito de aprovar a ata do último dia 7 e conhecer os dois pareceres divulgados no último final semana (Conselho Fiscal e de Beneméritos). Além disso, irá debater sobre a constituição da SAF, discutir e recomendar a Assembleia Geral e aprovar a negociação de 70%.

Em seguida, com a aprovação dos pareceres e da proposta, uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) será convocada para a votação final do rito. Sendo assim, o longo e burocrático processo terá fim e a venda da SAF será finalizada caso seja aprovada pela maioria dos associados.

De acordo com o Estatuto Social do clube, para a proposta ser votada é preciso que o Conselho Deliberativo tenha em quórum de pelo menos 151 conselheiros com 2/3 dos presentes. Desse modo, existe a possibilidade da Assembleia Geral ser realizada no dia 7 de agosto - nove dias antes do fechamento da janela.

O Vasco dará prosseguimento aos trâmites depois de ter recebido o parecer da Comissão de Estudos. Entre o clube e a empresa norte-americana tudo está alinhado, e Paulo Bracks, ex-América-MG e Internacional, será um dos homens fortes do futebol cruz-maltino.

+ Anderson Conceição cita que Vasco 'ligou o alerta' e elogia Emílio Faro: 'Conhece cada peça que está aqui'

Por fim, vale ressaltar que a 777 Partners também é dona de outros clubes pelo mundo. Entre eles estão o Genoa (Itália), Standard Liege (Bélgica) e Red Star FC (França), além de possuir uma porcentagem do Sevilla (Espanha).