Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vasco entra na Justiça pelo Maracanã e exige participação no processo de cessão temporária do estádio

Cessão temporária para o Flamengo termina no próximo dia 25 e clube não recebeu resposta do Governo do Estado quanto ao processo

O Maracanã vem sendo alvo de disputa entre os clubes do Rio (Reprodução / Instagram Maracanã)
Escrito por

Sem resposta do Governo do Estado, a seis dias do fim do Termo de Permissão de Uso (TPU) do Maracanã para Flamengo e Fluminense, o Vasco decidiu agir. O clube entrou com um mandado de segurança na Justiça, exigindo que a Casa Civil realize um chamamento público e autorize ao Cruz-Maltino a chance de apresentar proposta e participar do processo de cessão temporária do estádio. A informação foi publicada primeiro pelo "ge" e confirmada pelo LANCE!.

O Vasco havia notificado o Governo no dia 11 de abril, exigindo a sua participação no próximo TPU, já que possui proposta pronta e mais vantajosa para administrar o Maracanã, porém não obteve retorno. Essa prática se repetiu em novembro, quando a cessão temporária para o Flamengo foi renovada pela sexta vez.

+ Vasco anuncia a contratação do meia argentino Gabriel Carabajal

Caso a renovação automática do TPU aconteça pela sétima vez ao Flamengo, o Vasco pede também que o contrato seja suspenso até que a Justiça julgue a ação.

O Vasco argumenta que o prazo curto não seria problema para ter um chamamento público. Na ação, o departamento jurídico do clube relembra que no primeiro TPU assinado pelo Flamengo, único com chamamento público, em abril de 2019, o Governo finalizou o processo em quatro dias. Na ocasião foi publicado no Diário Oficial, as propostas foram apresentadas em 48h, e a decisão foi tomada um dia depois.

+ Todos os jogos do Brasileirão você encontra no Prime Video. Assine já e acompanhe o seu time do coração!

No mandado de segurança, o Vasco, além de garantir que está pronto para administrar o Maracanã de imediato, ressaltou que Flamengo e Fluminense jogarão no estádio sem qualquer tipo de impedimento.

"O VASCO DA GAMA, por sua vez, já garantiu à AUTORIDADE COATORA que não apenas cumprirá os requisitos do TPU como garantirá que o ESTÁDIO DO MARACANÃ seja utilizado pelos demais clubes interessados (sobretudo e especialmente por FLAMENGO e FLUMINENSE) sempre que necessário, sem qualquer interesse em criar obstáculos e empecilhos injustificados para tanto".

O Maracanã tem sido alvo de disputa entre os clubes há anos. Antes mesmo de se transformar em SAF e ter a 777 Partners como gestora do futebol, o Vasco mostrou interesse em administrar o estádio. Em 2021, sob a gestão do presidente Jorge Salgado, o Cruz-Maltino propôs ao Flamengo e Fluminense uma administração conjunta.

O último Edital de Licitação do Maracanã prevê um número mínimo de 70 jogos no estádio. O Vasco na época argumentou que essa quantidade seria impraticável apenas com Flamengo e Fluminense, e se colocou à disposição para mandar 15 jogos. O Rubro-Negro mandaria 35 e o Fluminense 20 partidas. No entanto a proposta não foi aceita.

Recentemente o Vasco foi à Justiça e conquistou o direito de mandar o jogo contra o Palmeiras, domingo, às 16h, no Maracanã. No ano passado o Cruz-Maltino também foi ao tribunal para jogar contra o Sport no estádio.