Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Último acesso do Vasco na Série B serve de motivação para a ‘Batalha de Itu’

Em 2016, o Cruz-Maltino subiu na última rodada da competição, demonstrando força após um momento de fragilidade

Thalles marcou os dois gols que garantiram a vitória e o acesso do Vasco em 2016 (Alex Carvalho/AGIF/Lancepress!)
Escrito por

A Série B de pontos corridos terá pela primeira vez um confronto direto pelo acesso na última rodada. Quis o destino que o time envolvido fosse logo o Vasco, aumentando o sofrimento do seu torcedor. O Cruz-Maltino, 4º colocado, enfrenta o Ituano, que é o 5º, no Novelli Júnior, em decisão que recebeu a alcunha de "Batalha de Itu".

Com diferença de dois pontos para o Ituano, o Vasco tem a vantagem do empate para subir, mas chega para a partida sob desconfiança, tendo em vista que o Galo de Itu é o campeão simbólico do returno e venceu os últimos cinco jogos em casa. O retrospecto do Cruz-Maltino não é bom quando se trata da última rodada da Série B.

Nas outras quatro edições que disputou, o Vasco se despediu com derrota em três, mas o resultado não teve influência no objetivo do time. Em 2009 e 2014, o Cruz-Maltino já tinha conquistado o acesso, enquanto em 2021 a equipe entrou em campo apenas para cumprir tabela, pois não tinha chance de subir.

+ Veja a classificação da Série B

A única vitória aconteceu em 2016, justamente quando o Vasco precisava do resultado para sacramentar o acesso. Na ocasião, venceu de virada o Ceará, por 2 a 1, no Maracanã, após ter perdido na penúltima rodada para o Criciúma, por 1 a 0, fora de casa. O Vozão abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo com Eduardo, mas Thalles virou para o Cruz-Maltino logo no início da segunda etapa, marcando dois gols em cinco minutos.

O Vasco subiria mesmo se perdesse para o Ceará, já que o Náutico perdeu em casa para o Oeste, mas mostrou força e comprometimento para vencer um jogo decisivo, como o do próximo domingo, às 18h30. A torcida aposta no acesso, tanto que está se organizando para invadir Itu e conduzir o time de volta para a Série A.

Vasco nas últimas rodadas da Série B

2009 - Ipatinga 2 x 0 Vasco (campeão na 36ª rodada)

2014 - Avaí 1 x 0 Vasco (subiu na 37ª rodada)

2016 - Vasco 2 x 1 Ceará (subiu na última rodada)

2021 - Londrina 3 x 0 Vasco (sem chance de subir)