Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em tempos de COVID-19, como se articulam os prováveis candidatos à presidência do Vasco

Eleição - direta - está prevista para o final deste ano, e o LANCE! mostra as estratégias que estão sendo adotadas pelas correntes políticas no período de isolamento social

Fred Lopes, Luis Fernandes, Julio Brant, Alexandre Campello e Leven Siano deverão ser candidatos no fim do ano
Escrito por

A política do Vasco não para, mesmo em tempos de quarentena. Com o isolamento social causado pela pandemia de COVID-19, a eleição presidencial do clube, a ser realizada no final deste ano, parece até mais distante, mas os atores cruz-maltinos continuam se mexendo, mesmo que à distância.

O pleito tem tudo para ser direto pela primeira vez. O que falta é somente a alteração no estatuto, já aprovada pelo Conselho Deliberativo, ser referendada pela Assembleia Geral, o que deve ocorrer sem problemas. Mas os prováveis candidatos seguem trabalhando.

Dois falam abertamente como candidatos há mais tempo: Luiz Roberto Leven Siano e Fred Lopes. O primeiro já estava ativo nas redes sociais e na mídia tradicional antes da pandemia, e continuou interagindo com torcedores, buscando aumentar a popularidade e divulgar o projeto que tem para o clube.

O segundo também está se expondo. Fred Lopes segue fazendo participações em canais de torcedores e divulga posicionamentos relativos às questões em debate no clube. O grupo dele, o "Avante Gigante" doou cestas básicas a moradores da Barreira do Vasco.

Pedra cantada no próximo pleito é Julio Brant, que ainda não anunciou oficialmente, mas foi protagonista nas últimas duas disputadas. O trabalho dele e do grupo político "Sempre Vasco" são marcados por maior discrição: diálogos com figuras dos bastidores do clube e com empresas que devem manter o apoio que já vinham dando em eleições passadas.

O mais discreto dos prováveis candidatos é Luis Manuel Rebelo Fernandes. Cientista político, ele tem tratado com autoridades e intelectuais do Brasil e do mundo sobre o cenário atual no esporte e fora dele. Divide-se ainda entre as atividades como professor e as articulações políticas no clube. Deve lançar a candidatura em breve.

Alexandre Campello, presidente do clube, ainda não se manifestou sobre participar da próxima eleição. Entre a rejeição e os apoios do grupo de situação, o atual mandatário tenta lidar com os problemas atuais do clube, agravados pelos efeitos do novo coronavírus no futebol e na economia global.

*Atualizada às 17h27.