Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sobrevivente de um Vasco mutante, Yago Pikachu é esperança no clássico

Em diferentes posições ao longo do ano, o ponta direita cruz-maltino deste sábado é o segundo jogador que mais entrou em campo pela equipe de São Januário em 2019

Em 2019, Pikachu só jogou menos pelo Vasco que o suspenso Marrony (Foto: Carlos Gregorio Jr/Vasco.com.br)
Escrito por

O Vasco de Vanderlei Luxemburgo vive uma série de incertezas. Com desfalques constantes, pelo menos um jogador tem sido certeza: Yago Pikachu. Depois de um início difícil em 2019, o lateral recuperou a confiança na equipe e atualmente é o segundo que mais vestiu a camisa cruz-maltina nesta temporada, perdendo apenas para Marrony. Contra o Flamengo, neste sábado, no Estádio Mané Garrincha, o atleta atuará mais avançado para tentar furar a defesa do rival. A partida, às 19h, terá transmissão em tempo real do LANCE!.

Dos 33 jogos que disputou na temporada, Pikachu foi titular em 28. Com Alberto Valentim no comando, ele chegou a fazer um início de ano muito abaixo do que havia rendido em 2018 e começou a ser criticado. Agora, atuando como lateral, o jogador se tornou uma das peças mais importantes do elenco vascaíno. Até pela versatilidade. No clássico, o camisa 22 entrará mais avançado novamente. Ele tem seis gols até o momento e quer ser novamente o homem surpresa do Cruz-Maltino, como aconteceu contra o Goiás, na última rodada.

- A escalação foi divulgada dias antes pelo treinador. Não sei se pegamos eles (Goiás) de surpresa, mas cheguei duas vezes na frente antes do gol do Marcos Junior. O Giovani (Augusto, que jogou no Vasco) comentou durante do jogo que eu chegava ali de trás, na diagonal, e ele alertava ao lateral. Eu até brinquei, cheguei a falar que não precisava falar não (risos). Mas hoje todo mundo sabe de tudo, estuda os adversários. O Flamengo tem a infiltração do Arão, jogadores que gostam de ficar com a bola no pé. Com certeza eles sabem das nossas características. Vai ser um bom jogo, quem errar menos vai sair vitorioso - avaliou o jogador antes do confronto.

Pikachu é o lateral com mais gols com a camisa do Vasco, superando Felipe. Ele também é o jogador da posição com mais jogos disputados pelo Cruz-Maltino no século 21, ultrapassando Fagner, hoje no Corinthians. Ele chegou a ficar em baixa novamente em maio, quando tentou agredir um vascaíno na chegada da delegação ao hotel em Manaus. O episódio não pegou bem entre os torcedores, mas as boas atuações e o pedido de desculpas logo superaram o ocorrido.

Yago Pikachu tem três gols em clássicos, um deles justamente contra o Flamengo, em março de 2017. Em 2018, marcou duas vezes contra o Botafogo, contra quem balançou as redes também neste ano. O Fluminense foi mais uma vítima durante o Carioca.

- Já tive oportunidade de vencer clássicos, sim. Fomos campeões do Carioca em cima do Botafogo, mas tivemos confrontos que vencemos. Um em São Januário e outro em Manaus. Todo mundo fala que o Vasco não vence o Flamengo, mas quebramos um tabu recentemente, quem sabe possamos derrubar mais um. É um clássico que todo mundo quer jogar, vencer é especial. Mas sabemos da nossa responsabilidade, não vai ser de qualquer jeito. Temos que ter equilíbrio, ser fortes na marcação também - disse o lateral.