Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Salva-se quem puder! Em queda, Vasco tem final contra o Luverdense

Queda de rendimento do Vasco impressiona e acesso começa a ganhar contornos dramáticos. Matemático da Academia LANCE! fala de importância de vencer nesta terça

(Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br)
Escrito por

O barco do Vasco está afundando. De favorito, o navio está em naufrágio e agora os comandados de Jorginho precisam correr para ocupar os quatro botes disponíveis para se salvarem. Na noite desta terça-feira, contra o Luverdense, em São Januário, é necessário vencer ou vencer para que o retorno à Série A não suma.

Faltam quatro rodadas para o fim da Série B, sendo dois jogos em casa. E o Vasco precisa ao menos somar mais seis pontos para garantir o acesso. Matemático e membro da Academia LANCE!, Gilcione Costa comentou sobre a situação vascaína nesta reta final. O time está com 86,8% de chance de subir.

– O título para o Vasco já era. Tem que direcionar toda a atenção ao quinto colocado. E vencer o Luverdense é fundamental para que sigam vivos no sonho do acesso. Praticamente restam três vagas, o Atlético-GO é um virtual garantido na Série A. Pelo retrospecto, o Vasco tem ainda boas condições, mas já preocupa – afirmou.

Apesar de estar em momento delicado, o Vasco precisa reencontrar o bom futebol, predominante até junho, mas que ainda não foi visto neste segundo semestre. Cada jogo dos quatro que restam até o término da temporada é para ser encarado como uma decisão de Copa do Mundo. Qualquer resultado diferente de uma vitória levará calafrios aos torcedores que ainda enxergam os botes no fim do túnel.

COM A PALAVRA ACADEMIA LANCE!

"Cada erro a partir de agora será fatal"

Gilcione Costa
Matemático da UFMG


Cada erro que o Vasco cometer a partir de agora na Série B do Campeonato Brasileiro será fatal. O time não pode se dar ao luxo de tropeçar mais se quiser ter o mínimo de tranquilidade para retornar à elite do futebol nacional em 2017. O retrospecto preocupa e tem de ser levado em consideração para não afundarem.

Ainda mais por conta que se levarmos em consideração os últimos dez jogos da Série B, o Vasco ocupar somente a décima colocação com um aproveitamento de 46,67%. Este percentual tem que aumentar nos quatro jogos finais em no mínimo 10% para que a tragédia, que vem se anunciando, seja evitada. Pela história, o Vasco tem de subir.

AS CHANCES

Título
Atlético-GO: 92,2%
Avaí: 3,9%
Vasco: 2,7%
Bahia: 1%
Londrina: 0,066%
Náutico: 0,064%
Demais clubes: 0%

Acesso
Atlético-GO: 99,9963%
Avaí: 88,6%
Vasco: 86,8%
Bahia: 68,4%
Náutico: 29,2%
Londrina: 18,8%
CRB: 6%
Luverdense: 1,3%
Ceará: 0,63%
Brasil: 0,28%
Criciúma: 0,036%
Vila Nova: 0,003%
Demais clubes: 0%

As probabilidades são do matemático e membro da Academia LANCE! Gilcione Costa, responsável pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.