Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Roberto Monteiro publica desconvocação da posse de Salgado; ‘Mais Vasco’ tenta reverter decisão

Presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, publicou a desconvocação para o evento solene, que está marcado para esta sexta-feira, às 19h30, na sede náutica da Lagoa<br>

Roberto Monteiro publicou o edital com desconvocação da posse de Jorge Salgado (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Escrito por

Após a decisão do juiz Paulo Roberto Corrêa, da 8ª Vara Cível do Rio de Janeiro, de suspender a posse de Jorge Salgado e dos novos membros da Assembleia Geral do Vasco, a eleição do clube ganhou um novo episódio. O atual presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, publicou o edital de desconvocação para o evento solene, que está marcado para esta sexta-feira, às 19h30, na sede náutica da Lagoa.

> Confira a tabela atualizada do Brasileirão 2020 e simule os resultados

No entanto, o posicionamento da chapa 'Mais Vasco' é de tentar reverter a decisão judicial, e a princípio manter o evento para esta noite. A mobilização entre os apoiadores de Salgado segue com a proximidade do horário marcado para o início do ato solene. Até o momento, Jorge Salgado não se pronunciou oficialmente sobre a indefinição. A informação inicial foi divulgada pelo site 'Esporte News Mundo'.


Entenda o imbróglio sobre a posse de Jorge Salgado no Vasco

Por decisão do juiz Paulo Roberto Correa, da 8ª Vara Cível do Rio de Janeiro, a posse de Jorge Salgado, e dos novos 150 conselheiros da Assembleia Geral do clube, convocada para esta sexta, na sede náutica da Lagoa, está suspensa. O magistrado atendeu a liminar de 12 sócios do Cruz-Maltino, que pretendiam anular o ato solene e validar Leven Siano como novo presidente

Além disso, o documento apresentado pelo juiz estendeu mandato de Alexandre Campello até que o mérito em questão seja resolvido. Ele estabeleceu um prazo de cinco dias para que a "Eleja Online", que organizou a votação do dia 14 de novembro, apresente a lista de votantes do pleito.

Vale destacar que a decisão de realizar a posse, nesta sexta, foi do atual mandatário Alexandre Campello, após o presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, definir que o evento solene seria realizado no dia 25, três dias após o estabelecido pelo estatuto do Cruz-Maltino.

Contudo, a data escolhida está fora do prazo estabelecido pelo estatuto do clube, que coloca a convocação até a primeira semana da segunda quinzena, que termina na próxima sexta, dia 22 de janeiro de 2021. Dessa forma, a decisão para que a solenidade seja realizada no dia 25 fere o estatuto do Cruz-Maltino.

Vasco pediu a saída do Juiz do caso

Mais cedo, o Vasco havia enviado uma petição pedindo que o juiz Paulo Roberto Correa saísse do caso. Cabe salientar, que o magistrado é sócio proprietário (categoria bronze) do Vasco desde 8 de fevereiro de 1986 e votou na eleição presencial do último dia 7 de novembro de 2020. Com isso, os apoiadores de Jorge Salgado defendiam a saída do juiz do caso.

- Dito isso, este magistrado, revelando, desde logo, sua posição de associado ao Clube de Regatas Vasco da Gama, entende que inexiste qualquer mácula à sua imparcialidade para o julgamento da causa, não se aplicando na hipótese dos autos, pelas razões acima expostas, a norma do art. 144, V, do Código de Processo Civil, nem, tampouco, qualquer dos incisos do art. 145 do mesmo diploma, que dispõe sobre as causas de suspeição - palavras do juiz Paulo Roberto Correa no documento.

- De igual sorte, inaplicável e despropositado o argumento de que tendo este julgador participado da eleição ocorrida no dia 07/11/2020, estaria impedido de decidir, o que constitui arrebatado equívoco, pois do contrário não haveria justiça eleitoral no país ou, o que é pior, seus membros magistrados estariam impedidos de exercer o chamado ´sagrado direito ao voto´, fato que não compromete a imparcialidade do signatário - completou.


Alexandre Campello se posiciona após decisão


O atual mandatário Alexandre Campello se manifestou, em sua rede social, sobre a decisão da justiça acerca da posse do empresário Jorge Salgado, representante da chapa "Mais Vasco".

- Assim como ocorre ao longo de toda a gestão, a Diretoria Administrativa vai cumprir o que a Justiça decidir. Só acho estranho que os mesmos que passaram três anos tentando me tirar da presidência agora queiram que eu continuar... - disse o mandatário em sua rede social.