Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Movimento vascaíno que marcou história completa 98 anos

Evento serve de exemplo para população brasileira lutar pelas causas justas

Juninho já sofreu ofensas racistas em jogos do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

Nesta quinta-feira faz 98 anos em que o Vasco escreveu o mais belo capítulo em sua história. Em 1924, o Gigante enviou a Resposta Histórica para a AMEA, que na época era a organizadora do Campeonato Carioca, na qual o clube se recusava a excluir atletas negros, operários e analfabetos de seu elenco.

Resposta Histórica é um marco na História do Brasil (Foto: Centro de Memórias/Vasco)

O Cruz-Maltino é o pioneiro na luta contra o racismo e sempre foi a favor de uma sociedade mais justa. Tal combate é um dever dos times, que contam com milhões de torcedores espalhados pelo Brasil.

O dia da "Resposta Histórica" é uma data marcada na sociedade brasileira como um todo e não somente no Vasco, uma vez que são marcos na História a serem relembrados para encorajar a população a lutar pelas causas justas.

Após quase um século do movimento ainda acontecem casos de racismo no mundo inteiro. E por isso, é fundamental destacar o dia 07 de abril de 1924.