Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No ‘quintal de casa’, Bruno Gomes deixa boa impressão em estreia e ganha pontos com Luxemburgo

No revés do Vasco para o Corinthians, em Itaquera, revelação deixa o gramado como líder em passes certos, toques na bola e desarmes, provando ser opção viável entre os volantes

Bruno Gomes (à esq.), novo camisa 41 do Vasco, teve números de “gente grande” em estreia (Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

Até a última terça-feira, Bruno Gomes era considerado um jovem promissor das categorias de base do Vasco e treinava esporadicamente com os profissionais. Com Richard e Fellipe Bastos impedidos de enfrentar o Corinthians, o volante treinou entre os titulares na sexta-feira. Fechando o surpreendente ciclo de ascensão, neste domingo, o jovem atuou por 90 minutos, apresentou números de gente grande, e foi um dos poucos do Vasco que se salvaram na derrota do Cruz-maltino para o Timão, por 1 a 0, na Arena de Itaquera. 

> Confira e simule a classificação do Campeonato Brasileiro

Jogar em tempo integral foi somente um dos indicativos da boa atuação da promessa. Bruno Gomes foi o atleta que mais pegou na bola em campo, com 79 toques. Assim, pelo lado vascaíno, ele foi, de longe, o mais participativo. Para se ter ideia, Yago Pikachu, segundo no ranking, somou 58 toques. Números que justificam os elogios de Vanderlei Luxemburgo após o confronto. 

- Pegar um menino de 17 anos e lançar esse menino contra o Corinthians. O moleque parecia que estava no quintal da casa dele. É um menino de talento e está se preparando para o Vasco da Gama. Isso é muito legal - enalteceu o treinador. 

O alto nível da primeira exibição do novo camisa 41 da Colina foi traduzida em outro dado importante. Entre os 28 jogadores que entraram em campo, o jovem foi o que mais acertou passes: foram 54, correspondentes a 87% das tentativas de Bruno no duelo em São Paulo. O volante foi ainda o maior ladrão de bolas da partida, com quatro desarmes. 

Algo que os números não são capazes de medir é a personalidade mostrada pelo jogador diante de adversários consagrados como Fagner, Ralf e Jadson. Como indicou Luxemburgo, Bruno Gomes esteve sempre de cabeça em pé na saída de bola do Vasco, mostrando a tranquilidade de um veterano. O desempenho seria perto de irretocável não fosse o cartão amarelo recebido no início do segundo tempo.

O detalhe não diminui a magnitude e da atuação, que faz da nova ‘cria’ uma opção real para o setor de volantes do Cruz-maltino, que também conta com Andrey, Fellipe Bastos, Raul, Richard, Bruno Silva e Caio Lopes - este, ainda revezando entre base e profissionais.

Contra o Corinthians, por exemplo, Gomes foi preferido por Luxa para permanecer no gramado até o fim, em detrimento de nomes como Marcos Junior e o já citado Raul, substituídos ao longo do segundo tempo. 

OS NÚMEROS DE BRUNO GOMES CONTRA O CORINTHIANS

Toques na bola - 79
Passes certos - 54 (87%)
Lançamentos (certos)- 2 (1)
Tentativas de drible (bem sucedidos) - 2 (2)
Duelos no ar (vencidos) - 3 (3)
Faltas cometidas - 3
Faltas sofridas - 3
Desarmes - 4
Cortes - 4
Interceptações - 2

* Os números e estatísticas desta reportagem foram colhidos na plataforma Sofascore