Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Líder e campanha parecida com 2009 marcam o primeiro turno do Vasco

Cruz-Maltino termina primeiro turno da Série B na liderança e com caminho do acesso encaminhado. Equipe já havia conquistado o Carioca e está nas oitavas da Copa do Brasil

Vasco venceu 12 dos 19 jogos que disputou na Série B (Foto: Carlos Ezequiel Vannoni/Agência Eleven)
Escrito por

Após 19 rodadas, 39 pontos conquistados e a liderança da Série B. Com final do primeiro turno depois do empate em 0 a 0 no Castelão, o balanço é positivo. Enquanto o Cruz-Maltino já projeta um segundo semestre mais tranquilo, garantindo cedo o acesso - tem nove pontos de diferença em relação ao 5º colocado - ele também mantém o sonho de ver o Vasco avançado na Copa do Brasil. Quem sabe, uma tríplice coroa.

Dentro da projeção da comissão técnica, tudo tem ocorrido como o esperado. Com gordura em relação aos concorrentes - tanto de título quanto de acesso - o Vasco agora terá tempo para recuperar fisicamente o seu elenco - que tem muitos nomes experientes - e aprimorar os treinos:

– Fiquei satisfeito. O Vasco se manteve na liderança, com a gordura que queríamos. Era tudo o que queríamos, terminar o primeiro turno como campeões. Teremos um tempo agora de descanso, de trabalho, para recuperar os atletas. Vasco é um time grande. Onde quer que jogue vai jogar para ganhar. Com todas as circunstâncias, resultado foi bom – disse Zinho, após o empate em 0 a 0 no Ceará, que fechou o turno.

Quem também destacou o período de 18 dias sem jogos foi o meia Andrezinho, que lembrou das fases decisivas da Copa do Brasil, onde o Cruz-Maltino enfrenta o Santos nas oitavas de final da competição:

– É muito importante ter um período de treinos para poder trabalhar, uma vez que teremos um segundo semestre muito desgastante pela reta final da Série B do Campeonato Brasileiro e porque a Copa do Brasil entra em uma etapa ainda mais complicada. Portanto, o trabalho que a gente conseguir realizar neste momento vai ser muito importante e pode acabar fazendo toda a diferença lá na frente – avaliou.

Além de ter conquistado o primeiro turno, o Vasco tem nos números a comprovação da boa campanha que vem fazendo na Série B. É o ataque mais positivo da competição, com 31 gols, e um dos times que sofreu menos tentos, com 18. Como esperado, é o time com o maior saldo de gols (13) e do melhor aproveitamento no torneio (68,4%), com 12 vitórias.

Na comparação com as outras vezes em que disputou o torneio, o desempenho também é positivo. Em 2009, ano que terminou campeão de forma antecipada e contava com nomes como Fernando Prass e Alex Teixeira, o número de pontos era o mesmo no final do primeiro turno. Em 2014, a diferença para a pontuação atual era de sete pontos. Isso sem estar entre os quatro primeiros. A evolução existe.