Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Inspiração e rival: a contribuição do Vasco para a criação do Londrina

Cruz-Maltino tem participação direta na fundação do clube paranaense na década de 1950. Nesta terça-feira, os dois medem forças pela Série B do Brasileiro 

Londrina faz campanha regular neste momento na Série B (Foto: Divulgação)
Escrito por

O Londrina vê o Vasco, adversário desta terça-feira, às 19h15, pela 11ª rodada da Série B do Brasileiro, muito mais que um adversário na corrida por um lugar na elite do futebol nacional. O Cruz-Maltino é fonte de inspiração para a criação do clube paranaense, que ocorreu na década de 1950.

Devido a uma partida entre o Vasco e o Nacional de Rolândia, cidade que fica a 20km de Londrina, José Luciano de Andrade teve a ideia de fundar um clube, uma vez que se o vizinho foi capaz de triunfar diante de um rival da altura do Cruz-Maltino, Londrina poderia ter sua própria equipe e repetir tal feito.

No dia 5 de abril de 1956, o Londrina Esporte Clube foi fundado e iniciou sua trajetória no futebol brasileiro. Curiosamente outro momento marcante da história do Londrina está atrelada ao Vasco. Na melhor campanha do clube paranaense no Brasileiro de 1977, o Tubarão se classificou para a semifinal da competição ao superar na terceira fase um grupo que tinha times como Flamengo,  Corinthians, Santos e o Cruz-Maltino. No maior público oficial registrado na história de São Januário (40.209), os visitantes venceram por 2 a 0 e terminaram em quarto lugar.

Por fim, será a primeira vez, justamente desde o ano de 1977, que Londrina e Vasco medirão forças no Estádio do Café. Como se pode ver, muito do Gigante está presente em momentos pontuais e importantes da históricos do Tubarão.