Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Um sinal? Início do Vasco é próximo de recentes campeões da Série B

Atual campanha do Cruz-Maltino é superior à das suas caminhadas de 2009 e 2014. Em pontos corridos, equipe só tem trajetória inicial inferior à do Corinthians de 2008. Confira!

(Foto: Andre Brant/Lancepress!)
Escrito por

O começo da caminhada do Vasco na Série B não deixa a torcida otimista apenas por feitos relacionados à história do clube. Com o triunfo por 3 a 2 sobre o Náutico, na noite de terça-feira, em São Januário, a equipe entrou para o panteão das melhores "arrancadas" de campeões no período de pontos corridos. 

Líder com 22 pontos (dois a mais que o Atlético-GO), o Cruz-Maltino tem campanha inicial inferior apenas ao Corinthians de 2008. O LANCE! detalha como foi o começo de caminhada de cada campeão da Série B desde 2006, e traz motivos para a torcida vascaína aumentar sua confiança.

2006- ATLÉTICO-MG - 71 PONTOS

Na campanha que culminou na volta à elite com título,o Atlético-MG iniciou a Série B com dificuldades. Em nove jogos, foram três vitórias, cinco empates e uma derrota, somando 14 pontos. Porém, o Galo começou a se soltar e chegou ao título com 71 pontos - sete a mais que o vice-campeão Sport.

2007 - CORITIBA - 69 PONTOS


Em uma Série B disputada ponto a ponto até a reta final, o Coritiba lidou com um "perde e ganha" em seu começo de caminhada. Dos nove jogos, a equipe triunfou em cinco, foi derrotado por três vezes e empatou em uma, obtendo 16 pontos.  Mas, ao final, a série de vitórias foi crucial para o Coxa, que somou 69 pontos, dois a mais que o Ipatinga.

2008 - CORINTHIANS - 85 PONTOS

Detentor da melhor campanha dos pontos corridos até o momento em edições de Série B, o Corinthians logo mostrou suas armas nas primeiras rodadas. Em nove partidas, foram sete vitórias e dois empates, com 23 pontos (única campanha a superar o início atual do Vasco). O Timão encerrou a competição com 85 pontos, incríveis 17 a mais que o Santo André.

2009 - VASCO - 76 PONTOS

Em sua primeira passagem na Série B, o Vasco demorou um pouco para engrenar. Após três vitórias consecutivas, o Cruz-Maltino teve uma derrota e a sequência complicada de cinco empates (não marcando gols em quatro partidas), somando 14 pontos. Porém, a equipe de Dorival Júnior foi se aprumando com o decorrer das rodadas e garantiu o título com certa folga: 76 pontos, sete a mais do que o vice-campeão Guarani.

2010 - CORITIBA - 71 PONTOS

Em nova volta olímpica na "Era dos Pontos Corridos", o Coritiba indicou que era um forte candidato ao título desde o início. Em nove partidas, foram cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota, somando 18 pontos. A boa campanha contribuiu para a equipe paranaense obter 71 pontos, quatro a mais que o Figueirense.

2011 - PORTUGUESA - 81 PONTOS

Em sua trajetória rumo ao título da Série B, a Portuguesa não poupou forças desde as primeiras rodadas. A arrancada trouxe cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, com 17 pontos conquistados. Sobrando a ponto de ser apelidada de "BarceLusa", a equipe do Canindé tornou-se a segunda melhor campanha dos pontos corridos, com 81 pontos, 17 a mais do que o segundo colocado, Náutico.

2012 - GOIÁS - 78 PONTOS

Em uma Série B bem disputada, o Goiás teve um início de caminhada até o título muito oscilante. Foram três vitórias, quatro empates e duas derrotas, somando 13 pontos na competição. Porém, a equipe foi se superando, foi campeão com 78 pontos, cinco a mais que o Criciúma. O último integrante do G4, Vitória somou 71 pontos (levando a melhor sobre o São Caetano no saldo de gols).

2013 - PALMEIRAS - 79 PONTOS

A luta do Palmeiras para voltar à elite do futebol nacional trouxe um dos inícios para lá de promissor. Foram sete vitórias e duas derrotas, somando 21 pontos em nove jogos. O começo impecável (bem próximo do atual Vasco) garantiu ao Verdão 79 pontos, sete a mais do que a surpreendente Chapecoense, e um acesso seguro.

2014 - JOINVILLE - 70 PONTOS

Em uma briga intensa pelo título da Série B, o Joinville viu seus resultados nas primeiras rodadas serem cruciais. Em nove jogos, foram cinco vitórias (uma delas por WO sobre a Portuguesa, na estreia), dois empates e duas derrotas, somando 17 pontos. A equipe catarinense ficou com 70 pontos, um a mais do que o vice-campeão Ponte Preta.

Disputando a Série B no mesmo ano, o Vasco chegou a fazer a mesma campanha oscilante da conquista de 2009. Porém, além das três vitórias, cinco empates e uma derrota no início, o Cruz-Maltino passou por frequentes tropeços no decorrer da competição, e subiu com um terceiro lugar, com 63 pontos.

2015 - BOTAFOGO - 72 PONTOS

O início da campanha do Botafogo na disputa pelo título da Série B também teve algumas semelhanças com a atual campanha do Vasco. Nas nove partidas iniciais, o Alvinegro levou a melhor por seis vezes, empatou outras duas e perdeu apenas um dos confrontos, somando 20 pontos. A "arrancada" contribuiu e muito para o acesso com título e tranquilidade: foram 72 pontos, cinco a mais que o Santa Cruz.