Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vasco homenageia o ídolo Ademir Menezes, que faleceu há 25 anos; FIFA também enaltece eterno craque

Ex-jogador foi um dos principais nomes do Expresso da Vitória, que é considerado por muitos torcedores como a maior equipe de todos os tempos do Gigante da Colina 

Ademir Menezes marcou 301 gols com a camisa do Vasco em 429 partidas (Divulgação/FIFA)
Escrito por

O Vasco prestou uma homenagem a um dos maiores ídolos de sua centenária história. Trata-se de Ademir Menezes, que faleceu há 25 anos, vítima de um câncer de medula, no Rio de Janeiro. O eterno craque foi um dos principais nomes do Expresso da Vitória, considerado por muitos torcedores como a maior equipe de todos os tempos do Gigante da Colina.

> Confira a tabela do Campeonato Brasileiro - Série B

Com uma história de muitos gols e feitos memoráveis, Ademir nasceu em 8 de novembro de 1921e ao longo da carreira tornou-se o maior artilheiro do Brasil em uma edição de Copa do Mundo. Foram nove gols no Mundial de 1950. Ele faleceu no dia 11 de maio de 1996 aos 74 anos, e em 2021 completaria 100 anos. 

> Confira mais notícias sobre o Vasco da Gama

Além disso, o craque marcou 301 gols pelo Cruz-Maltino em 429 partidas. Ele foi campeão Carioca em 1945, de forma invicta, em 1949 também sem perder um jogo sequer, em 1950, com o primeiro Estadual disputado na era Maracanã e 1952. Em 1948, o jogador ergueu a taça do Campeonato Sul-Americano de Campeões, no Chile, competição de onde surgiu a atual Copa Libertadores.

- Sou um homem dominado pelo coração e meu coração é dominado pelo Vasco - twitter do Vasco reproduz fala de Ademir Menezes, o famoso Queixada.

A maior instituição do futebol mundial, a FIFA, também prestou homenagem a Ademir de Menezes, em sua página oficial no Twitter. Pela Seleção Brasileira, o ex-jogador tem números impressionantes sendo o terceiro maior artilheiro da Copa América, com 13 gols marcados. Ao todo, foram 41 jogos, com 30 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, um rendimento de 77,20%.

- Ademir de Menezes tornou-se o primeiro campeão de clubes da América do Sul, enquanto ele inspirava o Brasil em seu primeiro troféu em 15 edições e artilheiro da Copa do Mundo de 1950. Há 25 anos um excepcional artilheiro falecia - escreveu a entidade.