Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 14/03/2023
19:59
Compartilhar

Há 75 anos, o Vasco escrevia o seu nome na história do futebol. No dia 14 de março de 1948, o Cruz-Maltino conquistou o Sul-Americano de Clubes Campeões, se tornando o primeiro clube campeão continental do mundo. A competição serviu como inspiração para a criação da Liga dos Campeões (1955) e da Copa Libertadores da América (1960).

O Sul-Americano foi disputado em Santiago, no Chile, que teve o Colo-Colo como representante do país-sede. Mais seis clubes participaram do torneio: Vasco, Emelec (Equador), Litoral (Bolíva), Municipal (Peru), Nacional (Uruguai) e o River Plate (Argentina), que era conhecido como "La Máquina" e foi apontado como o grande favorito para ser o campeão, já que contava com jogadores renomados como Di Stefano e Labruna.

+ Pedro Raul entrega números ao Vasco, mas repetidas falhas ofuscam feitos do atacante

Diogo Rangel (Chefe da delegação), Maneca, Chico, Friaça, Augusto, Danilo, Ely, Jorge, Ismael, Wilson, Barbosa, Djalma e Flávio Costa (treinador). (Acervo do Vasco)

O Vasco conquistou o título de forma invicta. Na estreia, vitória sobre o Litoral, por 2 a 1. Na sequência goleadas sobre o Nacional, por 4 a 1, e Municipal, por 4 a 0. Depois venceu o Emelec, por 1 a 0, empatou com o Colo-Colo em 1 a 1 e foi campeão ao empatar com o River Plater, por 0 a 0.

O título do Vasco foi celebrado como um feito nacional, já que nem a Seleção Brasileira havia sido campeão no exterior. A delegação foi recebida no Rio de Janeiro com muita festa, não apenas pelos vascaínos, mas também pelos torcedores rivais.

Em 1996, a Conmebol reconheceu a importância do Sul-Americano de 1948 como percursor da Copa Libertadores e permitiu a participação do Vasco na Supercopa dos Campeões da Libertadores, a partir de 1997. A competição era disputada apenas por clubes que alcançaram a "Glória Eterna".

Siga o Lance! no Google News